Cultura visual em discussão
Por Marcela Guimarães (Ascom/UFG)
Fotos: Carlos Siqueira
Discutir a arte a partir do tema “Reinvenção do humano” é a proposta do III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual aberto na manhã de quarta-feira (09/06), no auditório da Biblioteca Central. O seminário é um evento realizado pelo programa de pós-graduação em Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais (FAV). A proposta dessa edição é refletir sobre fluxos entre as realidades local e global e conceitos tangenciais a esses temas. Segundo a coordenadora do programa, Irene Tourinho, o objetivo é também estabelecer trocas e ampliar redes sociais e artísticas entre os participantes.
Para o diretor da FAV, Raimundo Martins, o III Seminário é um marco graças ao salto qualitativo e quantitativo do evento. “A cultura visual tem funcionado como eixo de geração de conhecimento no Centro-Oeste”, comentou. Além disso, segundo a coordenadora do evento, a professora Leda Guimarães, o caráter nacional do evento foi confirmado com a presença de 16 estados de todas as regiões do país. O vice-reitor, Eriberto Beviláqua Marin, também ressaltou que, em tempos de redes sociais, é uma oportunidade única de se refletir a reinvenção do humano. Assim, essa discussão está sendo feita por meio de grupos de trabalhos e palestras realizadas no evento.
A palestra de abertura foi “O Catador de sonhos - Mini Cine Tupi” proferida por José Luiz Zagati. Ele contou a história de criação desse projeto, surgido a partir do seu trabalho como catador de materiais recicláveis. Morador de Taboão da Serra, na grande São Paulo, Zagati leva há 15 anos cinema para pessoas da periferia e que não tem acesso à sétima arte. A programação do III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual segue até a próxima sexta com debates mesas temáticas e apresentações culturais. Confira mais informações aqui.

José Luiz Zagati proferiu a palestra de abertura do evento

Público presente à palestra de abertura do seminário
Source: Ascom/UFG
Catégories: Evento
