Ensino de Matemática em discussão

En 31/05/10 00:58 .
Pesquisa aliada ao ensino dessa disciplina foi tema de destaque. Professores ressaltaram a importância de uma reflexão sobre o tema

Por Angélica Queiroz (Ascom/UFG)

Na manhã do dia 28 de maio, dentro da programação da XIII Jornada de Educação Matemática, o papel da pesquisa na formação do professor de Matemática foi tema de uma mesa-redonda realizada no anfiteatro do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). Participaram da discussão Rogério Ferreira, professor do Instituto de Matemática e Estatística da UFG, IME; Ildeu Moreira Coelho, professor da Faculdade de Educação da UFG; e André Luiz Mattedi, da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS.

Durante as exposições foram propostas reflexões sobre a relação entre professor e aluno. André Luiz Mattedi fez um panorama sobre a história do ensino de Matemática no Brasil, enfatizando como a pesquisa apareceu na formação de professores. Ele destacou que a escola e a universidade precisam aprender uma com a outra. “É desejável que a academia e a escola se comuniquem”, ressaltou.

Rogério Ferreira apresentou algumas linhas de pesquisa em educação matemática e explicou como é importante que o professor leve em consideração as experiências pessoais de seu aluno. “O professor deve ser visto com um investigador do próprio conhecimento e do conhecimento que o aluno traz consigo”, concluiu.

Ildeu Moreira explicou que a Matemática não deve ser vista como um “bicho-papão”. Mas, segundo ele, para deixar de ser um problema para a maioria dos alunos, a disciplina precisa ser passada de forma diferente. “O professor tem que pensar e ensinar em uma dimensão humana da Matemática porque ele forma seres humanos e não números”, esclareceu. Para Moreira, o aluno só será respeitado quando puder construir a aula junto com o professor. Ele finalizou a discussão com a ideia de que o ensino de Matemática deve ser pensado de forma diferente, tanto na academia quanto nas escolas.

 

 

Fuente: Ascom/UFG