Conferência de José Marques de Melo abre o VIII Intercom Centro-Oeste
Por Agnes Arato (Ascom/UFG)
Fotos: Vinicius Batista
Prometendo dois dias dedicados à pesquisa em comunicação, foi aberta oficialmente, na noite de quinta-feira (27/05), a oitava edição do Congresso de Ciências da Comunicação – Regional Centro-Oeste. Com a presença do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, do diretor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb/UFG), professor Magno Medeiros, entre outras autoridades da universidade, a abertura solene do evento foi realizada no auditório da Faculdade de Medicina da UFG, na Praça Universitária.
Com o auditório lotado, a organização do Intercom Centro-Oeste comemorava o sucesso da realização do evento. Em sua fala, o diretor da Facomb destacou o empenho de toda a faculdade na organização do congresso – professores, servidores e, principalmente, alunos. “Há onze anos, a Facomb realizou esse encontro (na época, com outro nome), com cerca de 400 inscritos. Nessa edição tivemos mais de 700 inscrições. Esta é a prova do nosso sucesso na organização do Intercom Centro-Oeste”, afirmou Magno Medeiros.
Professor Magno Medeiros, diretor da Facomb/UFG, durante a cerimônia de abertura do VIII Intercom Centro-Oeste
Conferência de abertura
O presidente de honra da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), professor José Marques de Melo, abriu o congresso proferindo a palestra “Televisão Brasileira: 60 anos de astúcia, ousadia e inventividade”. Durante a conferência, José Marques fez um passeio pela sua produção acadêmica sobre a televisão brasileira, que se confunde com a própria história da pesquisa desse veículo de comunicação no Brasil.
Primeiro doutor em Comunicação do país, José Marques de Melo inaugurou a pesquisa científica sobre o tema na Universidade de São Paulo, em 1960. Pioneiro, propôs estudar a realidade brasileira, mesmo sob resistência da academia, que considerava a telenovela brasileira um produto menor. Descartando a simples importação de teorias estrangeiras sobre televisão, realizou pesquisas de campo para testar sua hipótese – de que no Brasil, telenovela é um produto de consumo familiar e não exclusivamente feminino.
Professor José Marques de Melo proferiu a conferência de abertura
Congresso
Com mais de 700 inscritos, o Intercom Centro-Oeste segue hoje e amanhã, com painéis, oficinas e apresentações de trabalhos no câmpus II da UFG. Entre as atividades, destacam-se o Painel Globo Universidade, hoje (28), às 14 horas, com a presença de jornalistas da TV Globo; e a mesa Comunicação, Gênero, Raça e Sexualidades: Diálogos (im) - possíveis?, que será realizada amanhã (29), às 14 horas, na sala 24 da Facomb, debatendo as intersecções entre comunicação, sexualidades, gêneros e relações étnico-raciais.
Além destes, há muitos outros painéis e oficinas acontecendo durante os dois dias de Intercom. Para conferir a programação completa, visite a página do evento: www.facomb.ufg.br/intercom2010co/.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Congresso
