
Museu Antropológico celebra Dia Internacional de Museus
Por Renato Joseph (Ascom/UFG)
O Museu Antropológico da UFG realizou, na manhã da última terça feira, 18/05, uma série de atividades para comemorar o Dia Internacional de Museus. Conferência, exposições, debates e lançamentos fizeram parte da programação que abre as celebrações dos 40 anos da unidade, em setembro deste ano. Para marcar a data, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) propôs uma reflexão sobre o tema “Museus para a harmonia social”.
A professora do curso de Museologia, da Faculdade de Ciências Sociais, e membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Manuelina Maria Duarte Cândido, definiu o tema como polêmico e, ao mesmo tempo, utópico. “Com tantas questões sociais candentes ficamos pensando porque a escolha desse tema. Harmonia social é realmente algo inatingível”, comenta a professora. Para Manuelina Duarte, O interessante é o processo e as pequenas conquistas, aspectos que os museus podem trabalhar: “o museu deve ser um canal de comunicação, atuar como um mediador entre a sociedade e seu patrimônio e entre diferentes grupos sociais”.
Para a diretora do Museu Antropológico, Ney Clara de Lima, o museu da UFG é uma referência porque desde sua fundação prima pela pesquisa. “O Museu Antropológico se estruturou visando apresentar ao público as culturas e sua dinamicidade, incluindo pesquisas arqueológicas e indígenas”. Durante o evento foi lançada a 2° Edição da Carta Arqueológica, de autoria das professoras Edna Luiza de Melo Taveira e Judite Ivanir Breda. Essa publicação é um instrumento de normatização da pesquisa arqueológica do estado de Goiás.
A professora Edna Luiza ressaltou que a Carta Arqueológica abre perspectivas para estudar sociedades e grupos étnicos. “Essa pesquisa fortalece a nossa confiança de que trabalhos científicos de qualidade garantem indícios de um passado conhecido”, afirma Edna Luiza.
No término do evento, a professora Manuelina Maria Duarte Cândido convidou educadores, pesquisadores e alunos a participarem da reunião da Rede de Educadores em Museus. O objetivo é discutir e trocar experiências sobre os variados temas e assuntos que se relacionam com museus e demais centros de arte, ciência e cultura. No período de 17 a 13 de maio, museus de todo país estarão com atividades especiais que marcam a 8° Semana de Museus.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Comemoração