noticia6114.jpg

Milca Severino recebe título de Professora Emérita da UFG

On 10/05/10 00:23 .
Em cerimônia, na Faculdade de Medicina, foram relembrados momentos da carreira acadêmica da atual secretária estadual de Educação

Por Marcela Guimarães (Ascom/UFG)

Fotos: Carlos Siqueira

 

“As pessoas felizes lembram do passado com gratidão”. Foi com essa frase do filósofo grego Epicuro de Samos que a professora da UFG e secretária estadual de Educação, Milca Severino Pereira, agradeceu a homenagem prestada na manhã desta quarta-feira (05/05). Em sessão solene da Assembleia Universitária, conduzida pelo reitor Edward Madureira Brasil, Milca Severino recebeu o título de Professora Emérita da UFG. Esse reconhecimento é a maior homenagem prestada por uma instituição de ensino a professores que contribuíram de forma efetiva para o desenvolvimento da instituição. Milca Severino foi homenageada por sua atuação como professora na FEN e como reitora da UFG, entre os anos de 1998 e 2005.

A cerimônia ocorreu no Teatro Asklepiós, da Faculdade de Medicina, e contou com a presença de diversos representantes da sociedade, como a senadora Lúcia Vânia, deputados estaduais, federais, representantes dos governos estadual e municipal, da Embaixada dos Estados Unidos e de organizações específicas da área de atuação de Milca Severino, como os Conselhos Federal e Estadual de Enfermagem, o Conselho Estadual de Educação (Consed) e instituições de ensino. Além disso, pró-reitores, diretores das unidades acadêmicas da UFG e estudantes, principalmente do curso de Enfermagem, prestigiaram a ocasião.

Os professores da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG) Carlos Costa e Antônio Cardoso abriram a assembleia com a execução, com piano e trompete, do Hino Nacional Brasileiro. Após apresentações musicais, a professora da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) Maria Alves Barbosa explicitou um pouco da trajetória que levou Milca Severino até esse reconhecimento. “Milca Severino tornou-se uma referência para as gerações posteriores de enfermeiros por ser uma docente que edifica e revela a UFG para vários segmentos da sociedade”, comentou a professora.

 

 

Trajetória


Oriunda de família simples, a professora emérita ingressou na área da saúde ainda no interior de Goiás, Rio Verde, como técnica em enfermagem. Na década de 1980, ingressou na UFG como enfermeira do Hospital das Clínicas (HC) e, posteriormente, foi aprovada em concurso para professor efetivo da, então, Faculdade de Enfermagem e Nutrição. Dentro da UFG, Milca Severino desenvolveu pesquisas na área de infecção hospitalar e criou, em 1991, o primeiro núcleo de pesquisa da FEN: o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Infecção Hospitalar (NEPIH), que ainda exerce importante papel na unidade. Em 1998, a professora foi a primeira enfermeira do Brasil a ocupar o cargo de reitora.


Para o diretor da Faculdade de Enfermagem, Marcelo Medeiros, a homenagem à Milca Severino provém do decorrente compromisso e dedicação da atual secretária de Educação à áreas essenciais, a saúde e a própria educação. Além disso, para o diretor, quando reitora, a professora teve força e garra para controlar momentos conturbados para o ensino superior público do país. A homenageada começou seu discurso agradecendo a presença de sua equipe de pesquisa do NEPIH: “Como professora sempre valorizei muito a presença de alunos nas ações”.

Milca Severino lembrou de pessoas importantes para sua trajetória e  agradeceu o ex-vice reitor Benedito Ferreira Marques pela homenagem. Além disso, Milca destacou a importância do papel da UFG como instituição de ensino e pesquisa consolidada no estado. O reitor Edward Madureira Brasil declarou também que o legado atual de Milca Severino como secretária de educação é a aproximação do ensino básico com o ensino superior. Graças a uma parceria entre a UFG e a Secretaria Estadual de Educação, 6 mil professores da rede básica concluíram curso de graduação. “A partir de iniciativas como essa é que daremos um grande passo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos no país”, finalizou.

 

 

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Homenagem