noticia6102.JPG

Atividade da Liga de Hipertensão do HC marca Semana Nacional de Prevenção

En 04/05/10 01:34 .
Crianças, idosos e adultos participaram da atividade no Parque Flamboyant

Por Kharen Stecca (Ascom/UFG)

Fotos: Vinicius Batista

 

A hipertensão arterial é um problema que vem atingindo pessoas de todas as idades no Brasil. Para controlar a doença e evitá-la foi criada a Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.  Em Goiânia a semana foi lembrada em uma atividade conjunta nesta sexta-feira, dia 30 de abril, no Parque Flamboyant. A atividade foi preparada pela Liga de Hipertensão Arterial do Hospital das Clínicas da UFG, juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Distrito Sanitário Leste da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Um grupo de profissionais das áreas de educação física, nutrição, medicina e enfermagem acompanharam o grupo formado por pacientes que tem acompanhamento no HC/UFG por meio da Liga e também dos Programas de Saúde da Família da Região Leste.  Foram realizadas rodas de conversa com dicas de saúde para os pacientes e atividades recreativas.  Os participantes receberam também um lanche saudável, composto por um suco, uma fruta, barra de cereais e biscoitos cream-cracker.

 

 

Os pacientes da Liga de Hipertensão marcaram presença nas atividades. O senhor João Rosa Filho, de 75 anos, disse que já participa da Liga há mais de 20 anos, desde que descobriu que tinha hipertensão e diabetes. Desde então, ele acredita que o programa foi importante na mudança de seu modo de viver. “Só fazia exercício físico no trabalho e não me alimentava bem, comia muita manteiga e sal”, conta ele. Junto com ele estava sua esposa Zamita Araújo, 68 anos, que também começou a frequentar a liga há oito anos, quando foi diagnosticada com hipertensão. Antes dela a filha Maria da Glória, de 52 anos, já participava do programa. A família frequenta a Liga conjuntamente e diz que isso ajuda no controle da doença: “Fazemos a mesma dieta e evitamos comer o que nos faz mal”, diz Maria da Glória. Além da família, Maria da Glória trouxe também diversos vizinhos para o programa: “a gente começa a frequentar, gosta do resultado e vai trazendo os conhecidos para participar”, explica ela.

 

As crianças da Liguinha – projeto do HC/UFG para crianças que apresentam quadro de hipertensão – também participaram das atividades no Parque. Após receberem informações sobre meio ambiente e também dicas de saúde, elas se divertiram no pula-pula.  Vítor, de 9 anos, era uma dessas crianças. Ele começou a participar do projeto quando descobriu que tinha pressão alta. Disse que já aprendeu muito sobre hábitos saudáveis: “A gente aprende que é melhor comer mais frutas e menos pães”, diz ele. Cerca de 30 crianças participaram do evento.

 

Fuente: Ascom/UFG

Categorías: Saúde