Estudantes de ensino médio comparecem em peso à UFG
Por Marcela Guimarães (Ascom/UFG)
Fotos: Vinicius Batista
Retirar a química do caderno e mostrar o dia-a-dia da profissão foi o objetivo do graduando Lucas Dias da Silva na tarde de ontem no Espaço das Profissões. Desde o começo da tarde, a comunidade acadêmica da UFG recebeu estudantes e professores do ensino médio no Câmpus Samambaia. A finalidade é mostrar as áreas de atuação e atividades realizadas pelos profissionais para auxiliar os estudantes na escolha do curso universitário. Por meio de palestras e salas interativas, os vestibulandos encontram experimentos e pesquisas realizados nos diversos cursos.
Na sala interativa do curso de Química, por exemplo, são realizados na hora processos como a destilação e a ebulição de líquidos. “O que fazemos no Espaço das Profissões desperta a curiosidade nos alunos realmente interessados na química”, explicou Lucas. Dentro dessa perspectiva, Ítalo Lima, que cursa o 3º ano no Colégio Decisão, demonstrou que o projeto realmente funciona. Ele conta que ano passado veio na edição anterior, realizada em setembro, interessado no curso de Engenharia Civil. Porém, mudou de ideia e agora pretende ingressar em Arquitetura e Urbanismo. “As explicações do evento me ajudaram a perceber que gosto mais de projetar ambientes”, comentou .

Estudantes na sala interativa do curso de Química
Presente no evento, o reitor Edward Madureira Brasil contou que muitos calouros da própria UFG escolheram seu curso ano passado no Espaço das Profissões. Segundo ele, outro objetivo é dar maior visibilidade a muitas profissões. “Sabemos que temos muitos cursos que, talvez por desconhecimento das pessoas, têm baixa demanda”, explicou o reitor. Um exemplo é o curso de Engenharia de Minas ofertado no Câmpus Catalão. Na sala interativa do curso, o universitário Rodrigo da Costa Souza esclarecia que o papel principal do engenheiro de Minas é a extração do recurso mineral para beneficiar a vida das pessoas.

Rodrigo da Costa Souza esclarecia o papel principal do engenheiro de Minas
Outra sala bastante visitada foi a de Artes Cênicas. Cenários, figurinos e bonecos chamavam a atenção do público para a área. Izabelle Eleonora Mamede, estudante e monitora do Espaço das Profissões, declarou que o envolvimento de todos do curso possibilitou a preparação do material para receber o ensino médio. Além das salas interativas, o evento também proporcionou palestras sobre os cursos da universidade. O aluno do 2º ano do Colégio Estadual Jardim América (CEJA), Thiago Cabral, assistia a palestra do curso de Medicina e esperava retirar suas dúvidas. “Gosto da área de biológicas que envolva o contato humano e por isso estou em dúvida entre Medicina e Nutrição”, contou o aluno.
Segundo o coordenador pedagógico do Colégio Expressivo, Maurício Magalhães de Pina, essa é uma grande oportunidade, pois as dúvidas induzem os alunos a trocar a opção de curso várias vezes durante o ano. Nesse contexto, o interesse das escolas em participar do evento praticamente triplicou. A expectativa, segundo a Reitoria, é receber cerca de 30 mil estudantes. O Espaço das Profissões continua hoje (30) até às 18 horas.

Sala interativa do curso de Artes Cênicas

Thiago Cabral assistiu a palestra do curso de Medicina
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Espaço das Profissões 2010
