Professor volta à instituição após passar o ano no México

Em 16/04/10 06:20.
Roberto Lima pesquisou a influência de grandes empreendimentos nas populações ribeirinhas

Por Illa Raquel (Ascom/UFG)

O professor da Faculdade de Ciências Sociais, Roberto Cunha Alves de Lima, voltou recentemente do México, após passar um ano no país efetuando um estágio de pós-doutorado no El Colegio de Mexico com bolsa do CNPq. Roberto Lima, que é graduado em Antropologia pela Universidade de Brasília, possui mestrado pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado também pela Universidade de Brasília, os dois títulos na área de Antropologia.

O projeto de pesquisa do pós-doutorado do professor envolveu populações ribeirinhas afetadas por grandes empreendimentos e durante o estudo foram feitos estudos comparativos entre a população do Rio São Francisco no Brasil e a dos Rios Papagayo e Papaloapan, no México. De acordo com o docente, os dois países apresentam pontos similares na historicidade dos projetos de desenvolvimento regional, mas os processos de implementação e resistência a estes são diferentes, principalmente por questões demográficas, do projeto nacional e das diferentes formas de se fazer a política em termos locais, regionais e nacionais.

Um fator importante de diferenciação é que, enquanto a população ribeirinha do Rio São Francisco é composta principalmente por negros, as populações dos dois rios mexicanos são formadas basicamente por índios. Para o professor, isso cria diferenças na forma de condução dos processos, mas ainda assim não é possível generalizar as duas situações, uma vez que diversos fatores externos e internos influenciaram a história dessas populações, com destaque para as últimas seis décadas (em que se implementam as várias comissões de bacia nos dois países).

Por fim, Roberto Lima ressaltou que é preciso aumentar o intercâmbio entre os países da América Latina, principalmente Brasil e México. Ele lamenta que não haja mais relacionamentos entre instituições dos dois países e acredita que é preciso criar e fortificar laços, como possíveis convênios entre a UFG e o Colegio de Mexico e o Colegio de San Luis, instituições de ponta nas Ciências Sociais mexicanas.

O professor Roberto Lima atualmente ministra o núcleo livre O Pensamento Social Mexicano e Água na Faculdade de Ciências Sociais.

 

Fonte: Ascom/UFG