Estudantes pedem melhorias para o transporte coletivo
Por Kharen Stecca (Ascom/UFG)
Fotos: Vinicius Batista
Estudantes da UFG voltaram a se manifestar em defesa do transporte coletivo de qualidade. Na terça-feira (23), a manifestação foi na Praça da Bíblia com uma caminhada até a sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Na quinta (25) pela manhã a manifestação começou no ponto final do Conjunto Itatiaia e continuou pela avenida principal do bairro até a rótula de entrada para o Residencial São Judas. Também participaram moradores dos bairros próximos ao câmpus e estudantes das escolas locais. Durante o protesto, os ônibus foram impedidos de circular pelos estudantes.
Fernando Viana, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), disse que até agora não tiveram nenhum retorno da CMTC e por isso vão continuar se manifestando até que sejam ouvidos. Eles prometem repetir a movimentação em outros terminais de Goiânia, até que tenham suas reivindicações atendidas.
Entre as solicitações dos estudantes estão o retorno da linha Itatiaia-Praça da Bíblia, com mais ônibus nos horários de pico, volta da linha Campus-Marista nos fins de semana, rotas que atendam ao Jardim Pompéia e bairros vizinhos e o retorno da linha 174, com ponto final no Padre Pelágio.

Mudança
Boa parte da comunidade acadêmica e dos moradores dos bairros próximos ao câmpus II da UFG desaprovou as mudanças efetivadas pela CMTC no transporte que serve o câmpus e redondezas, conforme constatado em reportagem realizada pelo Portal UFG em fevereiro de 2010. Entre as modificações, a suspensão da linha Campus-Marista nos finais de semana e feriados é uma das mais contestadas. Outra reivindicação histórica dos usuários de transporte coletivo em toda a região metropolitana de Goiânia é por mais ônibus nos horários de maior movimento.

Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Movimento
