noticia5985.jpg

Hospital das Clínicas realiza abertura do Programa de Residência Multiprofissional

Sur 16/03/10 00:23.
Caracterizada pelo ensino em serviço, residência é reivindicação antiga dos profissionais das áreas de saúde

Por Agnes Arato (Ascom/UFG)

Foto: Carlos Siqueira

 

O Hospital das Clínicas da UFG realizou, na manhã de terça-feira (9), a abertura do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Caracterizado pelo ensino em serviço, o programa de residência contempla as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Serviço Social, atendendo a uma reivindicação antiga dos estudantes e professores destes cursos.

 

 

 

A abertura contou com a presença de várias autoridades da universidade, entre eles o vice-reitor Eriberto Beviláqua Marin, o diretor do Hospital das Clínicas, José Garcia Neto, e os coordenadores dos cursos envolvidos no programa de residência, além dos primeiros 14 alunos selecionados para o curso.

 

 

 

Segundo a assistente social Eulange de Souza, coordenadora do programa, uma formação em serviço diminui a distância entre a formação acadêmica e a prestação real dos serviços. “Há muito os profissionais de saúde anseiam por programas de residência. Oferecemos 14 vagas nessa primeira seleção e tivemos mais de 340 candidatos, o que demonstra bem a demanda”, afirmou a coordenadora. Eulange explicou que esse dado é fundamental para que a coordenação reivindique ao Ministério da Educação (MEC) o aumento de vagas para a próxima seleção.

 

 

 

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde não está baseado somente nas necessidades das áreas de saúde, mas também nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Ligado ao Plano de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), que pretende revitalizar os hospitais universitários brasileiros, é apenas um de vários programas de residência multiprofissional que estão sendo abertos em todo o país, com a preocupação de formar profissionais sensíveis às necessidades do usuário do SUS. “Os estudantes desenvolverão todas as atividades na rede básica do sistema público de saúde. Como a área de especialização dessa residência é Urgência e Emergência, no segundo ano eles farão um esquema de rodízio no pronto-socorro”, explicou Eulange de Souza.

 

 

 

O programa, que começa nesse semestre, será desenvolvido entre março de 2010 e março de 2012, e tem uma carga horária total de 5.760 horas (60 horas semanais), sendo 1.200 horas de carga teórica e 4.560 de carga prática. A especialização exige dedicação integral do estudante, e oferece uma bolsa de R$ 1.916,45 e 30 dias de férias por ano.

 

Source: Ascom/UFG

Catégories: HC/UFG