noticia5939.jpg

Nova biblioteca vai integrar cursos da Praça Universitária

On 22/02/10 02:12 .
Construção da biblioteca será possibilitada por convênio entre a UFG e o Banco do Brasil

Por Túlio Moreira (Ascom/UFG)

Foto: Carlos Siqueira

 

As obras da nova Biblioteca Setorial do Câmpus Colemar Natal e Silva (BSCAMI), no Setor Universitário, começaram em fevereiro e devem se estender por um ano. Orçado em R$ 6 milhões, o projeto é resultado de um convênio entre a UFG e o Banco do Brasil. Firmado em 2007, o acordo se refere ao adiantamento de 20 anos do aluguel que é pago pelo banco à universidade, relativo ao espaço cedido a uma agência da instituição financeira. Em contrapartida, o Banco do Brasil utilizará parte da estrutura da nova BSCAMI para construir uma agência bancária, com acesso independente para a comunidade em geral.

 

Atualmente, o Banco do Brasil está localizado no térreo da Faculdade de Direito (FD). O antigo prédio da BSCAMI também estava funcionando no local e o acervo será transferido para um prédio provisório, situado na Rua 235, na segunda quinzena de março. Durante o período de construção da sede definitiva da BSCAMI, os serviços oferecidos pela unidade serão prestados neste local.

 

De acordo com o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), arquiteto Marco Antônio de Oliveira, o principal intuito da obra é acomodar o acervo e os serviços da BSCAMI em um local adequado e descongestionar o espaço físico da FD. “O novo prédio terá salas de leitura mais confortáveis, climatização adequada e até mesmo um ambiente multiuso destinado a pequenos eventos”, sintetiza Marco Antônio. Além disso, a FD poderá utilizar o espaço liberado pela desocupação da antiga BSCAMI para construir gabinetes de professores e mais salas.

 

Responsável pelo projeto, o arquiteto explica que o prédio terá acesso principal pela Avenida das Nações Unidas e também poderá ser acessado pela Faculdade de Educação. Com três pavimentos e estacionamento interno, a área da nova biblioteca será de cinco mil metros quadrados, já descontado o espaço destinado à agência do Banco do Brasil. A área ocupada pela antiga BSCAMI na FD era de menos de mil metros quadrados.

 

Para a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi), bibliotecária Valéria Maria Soledade de Almeida, o novo prédio da BSCAMI é uma conquista muito importante para a comunidade universitária. “A antiga biblioteca era inadequada. Não havia ventilação suficiente, o que comprometia a manutenção do acervo, e a estrutura já não comportava mais toda nossa demanda”, afirma.  

 

De acordo com Valéria, a equipe de bibliotecários da UFG ajudou na elaboração do projeto do novo prédio, observando características específicas, como as áreas destinadas ao acervo e à pesquisa, e também aspectos importantes, como a acessibilidade de portadores de necessidades especiais. Além disso, a diretora do Sibi explica que a nova BSCAMI cumprirá a vocação comunitária da unidade, por causa da presença de diversos setores habitacionais próximos à Praça Universitária. “A comunidade terá acesso a obras de interesse comum, como títulos literários e revistas e jornais de temas gerais”, define a bibliotecária.

 

Na história – A Biblioteca Central (BC) da UFG foi criada em 1973, a partir da união de diversas bibliotecas de unidades e departamentos da universidade. O prédio ocupado na Faculdade de Direito deveria ser provisório, mas a inauguração da sede definitiva da BC, construída no Câmpus Samambaia, só ocorreu em 1989. Na ocasião, parte do acervo da biblioteca foi mantido na FD, para atender aos cursos que eram ministrados na Praça Universitária. Atualmente, o Sibi é composto por sete unidades. Além das unidades no Câmpus Samambaia e na Praça Universitária, a UFG possui bibliotecas nos três câmpus do interior, na Faculdade de Letras e no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação (Cepae).

 

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Obra