
Reitor recebe alunos da Licenciatura Indígena
Na tarde dessa sexta-feira (15), alunos da Licenciatura Intercultural Indígena da UFG reuniram-se com o reitor Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, e a coordenadora do curso, Maria do Socorro Pimentel da Silva. O encontro contou com representantes das onze etnias participantes da licenciatura: Karajá, Karajá Xambioá, Apinajé, Javaé, Krikati, Guajajara, Xerente, Gavião, Tapuia, Krahô e Tapirajé. Além de fortalecer o diálogo intercultural entre os alunos, as comunidades indígenas e a universidade, a reunião oportunizou o levantamento de novas demandas dos alunos.
Jonas Sansão é representante do povo Gavião. Ele enfatizou a importância dos conhecimentos adquiridos no curso para a defesa de seus direitos, como Língua Portuguesa e organização entre municípios, estados e a união. Parabenizou a universidade por oferecer essa oportunidade por meio da licenciatura.
Da etnia Krikati, os alunos Jair e Miracema vieram do estado do Maranhão para fazer o curso. Miracema explicou que participar da licenciatura deu a ela uma nova visão das outras etnias. Jair ingressou em 2010 e declarou estar feliz com a interação com as outras dez etnias. Outra aluna do Maranhão é Cíntia Guajajara. Ela afirmou que, ao fim da licenciatura, poderá contribuir bastante com a sua comunidade e com a escola indígena.
Segundo a coordenadora do curso, Maria do Socorro, a qualidade da licenciatura se deve também à equipe de professores, engajados e compromissados com o trabalho. Durante a reunião, os alunos fizeram perguntas ao reitor e a pró-reitora, que disseram estar emocionados em participar do encontro e também orgulhosos por essa iniciativa da UFG. Para finalizar a reunião, os alunos fizeram agradecimentos em suas línguas nativas.
Source: Ascom/UFG
Categories: Reunião