UFG recebe comitiva do Ministério das Relações Exteriores
Na tarde de ontem, 10 de dezembro, a coordenadora de assuntos internacionais, Ofir Bergemann Aguiar, recebeu uma comissão do Ministério das Relações Exteriores (MRE), entre eles os embaixadores Oto Agripino Maia e Eduardo Gradilone Neto, para expor o que tem sido realizado pelo MRE e discutir possibilidades de fomentar pesquisas acerca da situação dos brasileiros que vivem no exterior. Também estiveram presentes à reunião João Teodoro Pádua, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), a professora Andréa Freire de Lucena, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (Face) da UFG, e o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do governo de Goiás, Elie Chidiac.
No encontro foi ressaltada a necessidade de parcerias entre o governo e as universidades para viabilizar mais editais de pesquisa que possibilitem estudos sobre várias áreas do conhecimento, especialmente no que se refere à saída de brasileiros do nosso país, assunto que carece de referências bibliográficas, como apontaram os embaixadores. Além dos editais governamentais, algumas das alternativas capazes de incentivar a pesquisa sugerida por João Teodoro são a criação de grupos de pesquisa nas universidades para que, desde a graduação, os alunos estejam envolvidos com o tema.
Ofir Bergemann apresentou alguns dos convênios que tem possibilitado a ida de estudantes brasileiros para cursarem parte da graduação ou pós-graduação no exterior e lembrou a responsabilidade que a UFG assume para executar essa intermediação. Além disso, foi lembrado o momento de grande expansão que a UFG vivencia e a quantidade de novos pesquisadores com o título de doutorado. Estima-se que atualmente a universidade tenha cerca de 1.150 professores nessa posição, o que se mostra um campo fértil para a pesquisa nas mais diversas áreas. “Caso sejam estabelecidos convênios, não vai faltar interessados em seguir essa linha de pesquisa”, concluiu Andréa Lucena.
À esquerda o coordenador de transferência e inovação tecnológica, João Teodoro Pádua, a coordenadora de assuntos internacionais, Ofir Bergemann, e a professora Andréia Lucena
Fonte: Ascom/UFG
