noticia5822.JPG

Novas instalações no Câmpus Jataí são inauguradas

In 11/12/09 03:21 .
Centro de Aulas, piscina semi-olímpica e laboratórios de Ciências Exatas e Ciências da Saúde atenderão cerca de 1500 novos estudantes

Inserido no contexto de expansão e interiorização do ensino superior no país e de comemoração dos 49 anos da UFG, o Câmpus Jataí inaugurou, no início de dezembro, novas instalações. A cerimônia de entrega das obras do primeiro Centro de Aulas, da piscina semi-olímpica (25,00 x 12,50 m) e vestiários para o curso de Educação Física, além dos laboratórios de Ciências Exatas e de Ciências da Saúde e reforma do laboratório de anatomia, foi realizada no dia 7 de dezembro. De acordo com a diretora do CAJ, Silvia Corrêa dos Santos, a entrega dessas obras deve beneficiar cerca de 1500 estudantes. “Muitas dessas obras já foram liberadas para o uso dos alunos e até já realizamos dois Processos Seletivos no Centro de Aulas”, informou a diretora.

Segundo o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio de Oliveira, o edifício do Centro de Aulas I possui dois pavimentos, composto por 20 salas de aulas com capacidade para 40 a 50 alunos e dois anfiteatros de 105 lugares cada um. Simultaneamente, o edifício pode atender a cerca de 950 estudantes. Os blocos de laboratórios possuem área construída de 694,84 m² cada um, composto por um pavimento. Os laboratórios de Exatas devem atender às áreas de Informática, Física e Química e os laboratórios de Ciências da Saúde devem atender às áreas de Enfermagem, Nutrição e Psicologia. Os recursos financeiros investidos somam pouco mais de 4 milhões e 300 mil reais.


Centro de Aulas

Acima os laboratório de Ciências Exatas e Ciências da Saúde

De acordo com a direção do CAJ, ainda dentro do programa de expansão das universidades, será construído o segundo Centro de Aulas e a cantina-restaurante, com previsão de entrega no início de 2010. Serão iniciadas as obras dos gabinetes de professores, a ampliação do hospital veterinário, o novo curral, o novo galpão para o curso de Agronomia. Com recursos vindos do Reuni consta a construção do prédio do curso de Direito e de Ciências Humanas, a verticalização do Centro de Ciências Exatas e de Ciências Biológicas e da Saúde, nova reestruturação das bibliotecas. De acordo com a direção do CAJ, entre 2008 e 2012 a UFG deve receber os recursos para a expansão (entre infraestrutura e equipamentos, custeio e pessoal), mais de 208 milhões de reais, em valores crescentes.

Cerimônia

Para a cerimônia de inauguração a comunidade acadêmica do CAJ recebeu o reitor Edward Madureira Brasil, o pró-reitor de Administração e Finanças, Orlando Afonso Valle do Amaral, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Jeblin Antônio Abraão, a diretora de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC), Adriana Rigon Weska, o prefeito de Jataí, Humberto de Freitas Machado, o diretor-presidente da Metrobus, Francisco Antônio de Carvalho, representando o governador de Goiás, diversas autoridades locais, além dos deputados federais Rubens Otoni (PT) e Leandro Vilela (PMDB).

Na ocasião o reitor, Edward Madureira Brasil, fez questão de compartilhar com o professor aposentado do CAJ, Manuel Gabino Churata Masca, a comenda oferecida pela Câmara de Vereadores de Goiânia em homenagem à atuação da UFG no desenvolvimento da sociedade goiana. Em seguida o reitor reconheceu o empenho da bancada goiana na Câmara dos Deputados e da Assembléia Legislativa do estado de Goiás em conseguir recursos com o governo federal para o financiamento de obras na UFG. “Hoje temos mais de 90 obras iniciadas nos câmpus”, informou o reitor. Ele ainda destacou a atuação da direção do CAJ e de lideranças políticas locais no sentido de buscar a emancipação do câmpus. “A receita é agir de forma coesa, na esfera suprapartidária, acima de questões políticas locais, com o propósito de conseguirmos para o povo goiano mais instituições federais de ensino superior”, declarou Edward Madureira Brasil.

Ao microscópio o reitor Edward Madureira Brasil ao lado da representante do MEC, Adriana Weska e dos deputados federias Leandro Vilela e Rubens Otoni

 

A diretora de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Sesu-MEC, Adriana Rigon Weska, destacou a importância das universidades federais como promotoras de inclusão social e considerou que a expansão do ensino superior no país representa um resgate de uma educação de qualidade para a sociedade. “Para consolidarmos as conquistas promovidas nessa expansão do ensino superior teremos em janeiro um seminário com a participação de membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Congresso Nacional e ministérios”, anunciou Adriana Weska. De acordo com ela, serão discutidos, em grupos de trabalhos, a criação de novos cursos e políticas de estado para os próximos anos no setor.

Em sua fala, o prefeito de Jataí, Humberto Machado, anunciou que ainda este ano deve ser aprovado, pela Câmara de Vereadores do município, o orçamento para que, em 2010, a prefeitura repasse recursos para o projeto do Plano Diretor do CAJ. Com a construção da Cidade Universitária, estão previstos a organização dos prédios por áreas do conhecimento, uma nova entrada para o câmpus e a pavimentação das vias de acesso aos vários edifícios. “A partir de janeiro de 2010, executaremos a construção da rede elétrica e do paisagismo. As pistas já estão demarcadas e até maio entregaremos o asfalto do anel central do plano piloto do câmpus”, prometeu o prefeito.


Como um dos deputados da bancada goiana na Câmara dos Deputados que propuseram emendas constitucionais para a liberação de recursos federais para obras na UFG, Rubens Otoni declarou que a sociedade organizada e as lideranças políticas devem se unir para viabilizar projetos na defesa dos interesses da região. “Investimentos na UFG são importantes para abrir novas fronteiras de desenvolvimento e a região sudoeste e, em especial o Câmpus Jataí, cumprem um papel estratégico”, concluiu o deputado. Para o deputado Leandro Vilela, o crescimento do CAJ representa um momento importante para a sociedade jataiense.


Um dos pioneiros na criação do CAJ, Adelino Gameira das Neves, é hoje o atual coordenador do Conselho Comunitário de Jataí e esteve presente ao evento de inauguração das novas instalações do câmpus. Emocionado, ele declarou que “é com muito orgulho que vejo como este câmpus está evoluindo”.

Crescimento do CAJ

O Câmpus Jataí foi criado em 19 de dezembro de 1980, como parte de um movimento de interiorização do ensino superior. Era o sonho da formação superior sem a necessidade dos moradores de Jataí e do sudoeste goiano dirigirem-se até a capital do estado. Em 2005, o Câmpus Jataí deixou de ser extensão para se tornar um câmpus avançado da UFG.

Hoje a unidade possui  2.200 alunos, 43 servidores técnico-administrativos, 189 professores efetivos e 19 professores substitutos. A previsão para o ano de 2010 é que haja concurso para a seleção de mais 35 técnicos e 55 professores. Para o Processo Seletivo 2010/1 foram oferecidas em Jataí um total de 880 vagas em 20 cursos de Graduação. Em 2012 estima-se que estarão cursando o ensino superior no CAJ mais de 4.000 alunos.

O Câmpus Jataí também já possui dois programas de Pós-graduação em nível de mestrado nas áreas de Geografia e Ciências Agrárias, além de várias especializações. De acordo com o vice-diretor do CAJ, João Batista Pereira Cabral, espera-se para breve a aprovação do mestrado profissionalizante em Biologia.

Fonte: Ascom / UFG

Categorie: Inauguração