UFG divulga a diversidade da flora da Serra dos Pireneus e Cidade de Pedra
A Universidade Federal de Goiás, por meio do Instituto de Ciências Biológicas, promoveu uma expedição científica à Serra dos Pireneus, em Pirenópolis. Realizada no mês passado, a expedição teve como objetivo apresentar aos visitantes a biodiversidade e as formações vegetais da região. O principal interesse do grupo eram as áreas de formação rupestres, presentes em locais de elevada altitude, com vegetação aberta, que cresce sobre terrenos rochosos ou pedregosos, e onde há uma grande incidência de plantas raras e pouco conhecidas. Segundo a professora Vera Lúcia Gomes Klein, coordenadora do projeto Estudo Florístico da Serra dos Pireneus, o lugar é mesmo especial. “Neste local são encontradas muitas espécies vegetais raras e pouco conhecidas, até mesmo desconhecidas, motivo de atração e interesse de muitos pesquisadores e botânicos à região”, afirmou a professora.

Participaram da expedição, além da professora Vera Lúcia, o professor Moemy Gomes de Moraes; o Pesquisador de Desenvolvimento Científico Regional, Walter Dias Júnior; o estudante do curso de Ciências Biológicas, Rodolph Delfino; além dos pesquisadores visitantes Armando Cervi (UFPR) e Fernando da Costa Pinheiro (CNPq), todos acompanhados pelo guia Cristiano da Costa .

Dentre as áreas visitadas, de formação rupestre, a pesquisadora apontou um dos locais com características mais peculiares e interessantes, denominado de Cidade de Pedra. “Nesta região, a natureza expõe uma vegetação particular, compreendendo plantas com flores exuberantes de diferentes cores, dispostas entre rochas, resultando numa paisagem belíssima e muito especial”, ressaltou Vera Klein.
O ICB/UFG viabilizou a visita dos pesquisadores para, além de observar e conhecer a diversidade da flora da Cidade de Pedra e da Serra do Pireneus, estabelecer cooperação científica e divulgar as pesquisas desenvolvidas na região. Diversos professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do instituto desenvolvem seus projetos de pesquisas no local.

Source: Ascom/UFG
Categories: Expedição
