Editora da UFG lança o livro _Manutenção de edifícios: Metodologia para racionalização de despesas_ dia 3/12
Dentro do calendário de atividades programadas para a comemoração dos 49 anos da Universidade Federal de Goiás, será lançado nesta quinta-feira o livro Manutenção de edifícios: metodologia para racionalização de despesas, de Leonardo Eustáquio Guimarães. O lançamento ocorrerá na Livraria da UFG, localizada em frente à Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), às 9 horas.
Sinopse
A proposta do livro Manutenção de edifícios: Metodologia para racionalização de despesas é apresentar uma nova e mais avançada metodologia para o estudo de problemas patológicos em edificações, principalmente nos casos de avaliações comparativas do grau de deterioração de diferentes construções, ou de partes de um mesmo edifício. Atualmente há muita variação, tanto na coleta das informações como na apresentação dos resultados, o que dificulta, com frequência, a comparação de dados. É necessário que a catalogação e a divulgação desses dados sejam feitas de forma mais uniforme, a fim de facilitar o conhecimento das causas dos problemas, subsidiar e baratear os trabalhos de manutenção e de recuperação, bem como contribuir para melhorar o processo de produção dos edifícios, minimizando a incidência de falhas futuras (Dal Molin, 1988).
Uma dúvida bastante comum entre administradores é como priorizar as obras de reparo ou de manutenção dos prédios quando os recursos disponíveis não são suficientes para atender à demanda.
Isso ocorre principalmente porque esses recursos estão cada vez mais escassos e são aplicados quase sempre nas atividades-fim das empresas e dos órgãos públicos. A dúvida se agrava quando várias edificações apresentam problemas patológicos ao mesmo tempo: é nesse momento que se sente mais a falta de uma metodologia que ajude a otimizar a aplicação dos recursos e o trabalho.
As ferramentas metodológicas devem definir, de forma clara e eficaz, uma ordem segundo a qual os edifícios ou seus componentes vão receber os recursos, considerando o estado mais ou menos avançado de deterioração. É quando se aplica o método proposto neste livro, que fornece aos profissionais e às empresas de engenharia uma alternativa para realizar a avaliação comparativa, direcionar as ações e, assim, racionalizar os custos das obras.
Para verificar a aplicabilidade desta metodologia, foi executado um estudo de caso constituído de levantamento de campo e de análise de resultados dos problemas encontrados em vinte edificações pertencentes à Universidade Federal de Goiás (UFG), situadas em Goiânia, Goiás.
Mais do que realizar a avaliação comparativa do grau de deterioração dos prédios, este trabalho aponta os elementos que permitem à universidade conhecer tanto as patologias dos seus edifícios como as causas desses problemas.
Source: Ascom/UFG
Catégories: Lançamento
