
Diálogo entre universidade e indústria gera inovação tecnológica
Com o objetivo de aproximar o ambiente acadêmico da realidade do mercado profissional, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) realizaram, na manhã da terça-feira (24/11), o II Encontro de Propriedade Industrial e Intelectual na Graduação da UFG, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia, que reuniu diretores de unidades, coordenadores de curso, técnicos-administrativos e estudantes interessados em discutir o conhecimento científico gerado na universidade e sua aplicação industrial.
A pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, afirmou que as instituições públicas de ensino devem ter a preocupação de formar profissionais inseridos em dimensões que abranjam as habilidades técnicas, o conhecimento científico e a formação cidadã e ética. Segundo a pró-reitora, é importante estabelecer parcerias com o mundo empresarial, como meio de complementar a formação dos estudantes.
Marcos Alejandro Martin, analista sênior da indústria automotora Mitsubishi, de Catalão, participou da mesa-redonda com o tema “Indústria e Inovação”, e reiterou o interesse das empresas e indústrias locais em estabelecer vínculos de diálogo e cooperação com a universidade. “Os projetos desenvolvidos na empresa privilegiam equipes nacionais. Para que possamos contratar profissionais altamente capacitados, é primordial que as universidades estejam preocupadas em oferecer uma formação completa”, definiu.
O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Kléber Mendes de Figueiredo, acredita que, apesar do curso ser recém-criado, deve haver a preocupação em estabelecer parcerias com as indústrias locais, como forma de atender aos requisitos do mercado globalizado. Para ele, o foco nas inovações tecnológicas contribui para a formação de profissionais com nível internacional de atuação e capacitação.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Encontro