UFG inaugura reforma do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas
A meta é audaciosa: quebrar aquela imagem comum de hospitais públicos com pacientes esperando internação em maca nos corredores por conta da falta de leito. Visando vencer esse desafio, na manhã de hoje o Hospital das Clínicas (HC) da UFG inaugurou as obras da reforma do Pronto Socorro, com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o diretor do Hospital das Clínicas, José Garcia Neto, e o diretor do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof), Marcos Ávila. A reforma, que foi financiada com recursos do HC no valor de R$ 260 mil reais, oferece 32 leitos de internação para casos de urgência e emergência, além de salas de reanimação e de observação. A ala do Pronto Atendimento de Urgência e Emergência do HC, que atende a cerca de 4.500 pessoas por mês, passou por reparações nas instalações elétricas, hidráulicas, além da instalação de esquadrias em alumínio e metálicas, de divisórias, bancadas em granito, pintura e reforma dos mobiliários.
Em virtude do déficit de funcionários do HC, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizará 8 enfermeiros e 30 técnicos de Enfermagem para trabalharem no Pronto Atendimento. José Garcia Neto afirma que a retirada dos pacientes dos corredores será uma grande conquista, lembrando ainda a dimensão do atendimento do hospital, que anualmente promove cerca de 1 milhão de ações de saúde por ano. Já o reitor da UFG ressaltou que essa parceria com a Prefeitura foi fundamental para o fornecimento do atendimento à população de Goiânia. Edward acrescentou que com a reforma “estamos resgatando a dignidade dos pacientes e também a dignidade da instalação”.
Iris Rezende afirmou que a solenidade reflete os esforços das parcerias e dos profissionais que trabalham no HC e se dedicam “de corpo e alma” para o bom funcionamento do hospital. O prefeito e o reitor da UFG lembraram as várias parcerias realizadas entre a universidade e a Prefeitura, entre elas o recente lançamento da Coleta Seletiva Solidária, o Goiânia em Cena e o Festcine. Iris Rezende concluiu dizendo que “Goiânia é privilegiada por ter a UFG e o HC”. Após a visita ao Pronto Socorro, foi feita também a entrega da obra de pavimentação do estacionamento do CEROF, no valor de R$ 146,7 mil oriundos de recursos de uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a UFG. O estacionamento comporta 150 veículos e proporcionará maior segurança aos médicos e servidores que trabalham no período noturno.
Nova sede do HC – Já está em construção o novo prédio que comportará o Hospital das Clínicas da UFG. A obra tem custo estimado de 50 milhões e terá 17 andares e área de 44 mil m². A previsão é de que a obra fique pronta no final de 2011, o que depende do apoio da bancada de deputados e senadores para a liberação de recursos que permitirão a construção do maior hospital público do Centro-oeste. O hospital mais do que dobrará a oferta de leitos para internação, passando dos atuais 280 para 600.
资源: ASCOM/UFG
类别: Saúde
