Debate destaca multidisciplinaridade na preservação de bens culturais

On 10/11/09 10:32 .
Evento tem como prioridade conscientizar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de preservação do patrimônio documental

Na manhã da última sexta-feira, 6, realizou-se no auditório do Instituto de Matemática e Estatística da UFG o quinto evento do Ciclo de Debates, com o tema "A preservação de acervos documentais". No evento de hoje discutiu-se a multidisciplinaridade na preservação de bens culturais. O arquivista João Luís Menezes, do Centro de Informação e Documentação Arquivística (Cidarq/UFG), apresentou os trabalhos e desafios do centro e a necessidade de preservação da socialização de informações para fins de pesquisa e da memória institucional, ressaltando que “preservar é dar acesso à informação do que é produzido na universidade”.


Nesse trabalho é necessária a participação e a compreensão dos gestores acerca da importância da preservação e conservação dos arquivos. Essa tarefa passa pela necessidade de avaliar os materiais que devem ser preservados, trabalho desenvolvido por equipes multiprofissionais, por meio de comissões de avaliação de patrimônio dentro dos órgãos, uma necessidade urgente da universidade. João Luís apresentou as demandas dos arquivos e os cuidados que devem ser tomados contra agentes químicos, físicos e biológicos que interferem na preservação de documentos. Esse cuidado depende, além da adequação de espaços, da segurança, fator que exige permanente atenção dos centros de documentação.


Após a explanação inicial, foi aberto um debate com representantes da Biblioteca Central (BC/UFG), do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp/UFG), do Centro de Documentação, Informação e Memória (Cdim/UFG) e do Centro de Informação e Documentação Arquivística (Cidarq/UFG). No debate foi constante a discussão sobre a necessidade urgente da criação de uma câmara que discuta a gestão da informação dentro da universidade.

Quelle: Ascom/UFG