VI Conpeex segue até sexta-feira com ampla programação
O VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG começou ontem (27/10) e segue até a próxima sexta-feira (30/10), com ampla programação acadêmica e muitas atrações para toda a comunidade. Diversos estandes foram montados no Centro de Cultura e Eventos, no Câmpus Samambaia. Os visitantes podem conferir informações sobre software livre, apoio a empresas iniciantes e programas de bolsas, entre outros temas presentes no cotidiano da universidade. Uma exposição de fotos e objetos indígenas da cultura Terena, organizada pelo Museu Antropológico, também está aberta à contemplação do público. Além disso, os participantes do congresso contam com muitas opções de alimentação, artesanato e roupas.
A abertura do VI Conpeex teve a execução de um duo de violões executado por alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). O Hino Nacional foi apresentado pelos professores Antônio Carlos (trompete) e Jarbas Cavendish (teclado). A mesa de abertura foi composta pelo reitor em exercício Benedito Ferreira Marques, pelos pró-reitores da universidade, por representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e pelo professor João Teodoro Pádua, da Comissão Organizadora do evento. João Teodoro Pádua destacou a missão do Conpeex: incentivar a troca de experiências nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão e promover o intercâmbio de conhecimento. “O tema desse ano, ‘Ciência e Desenvolvimento Regional’, reflete o papel decisivo da universidade para o avanço na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
O reitor em exercício da UFG demonstrou entusiasmo ao constatar o aumento na participação da comunidade no congresso. Benedito Ferreira Marques citou a longa fila de participantes e afirmou que a universidade está se empenhando em promover o progresso do estado por meio do conhecimento. “Em 2004, na primeira edição do Conpeex, tivemos 2.500 participantes. Hoje, é gratificante notar o interesse de todos em prol da troca de ideias e de produção científica”, declarou.
O VI Conpeex tem extensa programação de palestras, seminários, debates, mostras culturais e eventos simultâneos, como jornadas científicas e semanas acadêmicas organizadas pelas unidades da UFG. Além disso, o congresso terá mais de 1.400 comunicações de trabalhos científicos. O evento recebeu 6.600 inscrições. O VI Conpeex é uma realização conjunta das pró-reitorias da UFG, com patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Confira a programação completa aqui.
Conferência de abertura – O professor Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), proferiu a palestra “Ciência e desenvolvimento regional: os desafios do Brasil frente às mudanças climáticas”. O convidado expôs as consequências da interferência humana na atmosfera e explicou o efeito estufa. De acordo com Gilvan Sampaio, o efeito estufa é um fenômeno que acontece naturalmente, mas as ações humanas estão modificando a intensidade do processo, culminando no aumento da temperatura média do planeta. “O aquecimento global é um fato. Nosso desafio é entender quais serão os impactos no Brasil e no restante do mundo”, sentenciou.
Source: Ascom/UFG
Categories: Congresso
