UFG presente na campanha antirrábica em Aparecida de Goiânia

Sur 18/10/09 23:28.
Estudantes da Escola de Veterinária trabalharam durante a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica

Sábado foi dia de vacinação e um marco para Aparecida de Goiânia: há 9 anos a cidade está livre da raiva animal. A conquista é fruto de parceria entre a Escola de Veterináriada UFG e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que desde 1978 vacinam os animais do município. O professor Aires Manoel Souza, pioneiro no projeto, conta que a iniciativa começou com apenas um posto de vacinação. Hoje são 132 postos espalhados por Aparecida, onde cerca de 200 estudantes de veterinária atenderam cães e gatos da população.

Professor Aires Manoel à esquerda enquanto o reitor Edward Madureira Brasil ressaltava a importância do projeto

As atividades começaram às 7:30 da manhã no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, no centro da cidade. Lá estiveram presentes representantes da Prefeitura de Aparecida de Goiânia e da UFG. De acordo com o reitor Edward Madureira Brasil, que prestigia o inicio da campanha de vacinação na cidade há cinco anos, envolver a UFG nessas atividades traz reconhecimento e visibilidade de uma instituição que contribui para a transformação da sociedade. Ele também lembrou das atividades realizadas ao longo do ano pelo projeto “Controle da raiva animal no município de Aparecida de Goiânia” desenvolvido pelo professor Aires. “É um projeto consistente, contínuo e com resultados muito palpáveis”, afirmou.

Segundo o professor Aires, a Escola de Veterinária participa de palestras em escolas e reuniões com agentes de saúde. Além disso, as outras atividades consistem em localização de abrigos e captura de morcegos e vigilância epidemiológica. O secretário de governo do município representou o prefeito Maguito Vilela na ocasião e ressaltou: “Sem essa parceria seria impossível eliminarmos a raiva canina de Aparecida de Goiânia.” Durante a campanha, a parceria com a Prefeitura foi responsável pelo transporte e alimentação das equipes de estudantes da UFG que trabalharam, e as vacinas foram fornecidas pelo governo federal.

 

Após a organização e distribuição das equipes, o trabalho começou nos bairros de Aparecida. Para Maria das Dores Monteiro, moradora do Pontal Sul, que levou seu cachorro para vacinar, a população do setor é consciente e leva sempre os animais para vacinação. O professor Júlio César Lima levou seu gato para receber a prevenção no setor Colina Azul e demonstra a preocupação em vacinar o animal. “Sabemos que o gato também é vetor de algumas doenças e é importante prevenir, pois esses animais convivem diretamente conosco”, comentou.

 

De acordo com o estudante do 6º período, Ricardo Mendes Ferreira, a gratificação em participar da campanha está em ajudar a comunidade e a vivência com os animais, o que constitui uma atividade prazerosa para o futuro médico veterinário. A caloura Jhulia Gabriela Duarte destaca também que foi o primeiro trabalho direto com os animais da sua carreira. Para o reitor Edward, o envolvimento dos estudantes é fundamental porque eles tomam contato com a vivência da cidade, inclusive com a vizinhança.

Source: Ascom / UFG