Horas traz exposição de artista plástica goiana reconhecida internacionalmente
Foi aberta na manhã de hoje a exposição Horas da artista plástica Shirley Paes Leme na Galeria de Artes Visuais da UFG. Shirley nasceu em Goiás e é reconhecida internacionalmente. Segundo a artista, “Ao visitar o espaço em maio passado, me impressionou a luz do Planalto Central e especificamente o “Sky light” da galeria que cria desenhos nas paredes que são como paisagens que se transformam a cada momento lentamente através das horas. Também pude observar reflexos da luz zenital no chão que cria paisagens futuristas”. Na abertura do evento o diretor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Raimundo Martins, destacou o apoio dado pela Reitoria aos projetos da FAV, especialmente da Pró-reitoria de Administração (Proad) e de Extensão e Cultura (Proec).
Performances- Na abertura alunos realizaram performance no espaço, cujo chão é espelhado. A artista plástica Simone Moraes Barros, que realizou uma dessas performances, percebeu o comportamento dos presentes que não sabiam ao certo se o ato era uma performance ou se era simplesmente alguém que limpava o chão. Simone destacou a dúvida que a arte contemporânea desperta, muitas vezes baseando-se em fatos do cotidiano.
Inspiração – No texto “Outros Espaços”, Foucault ressalta que ”Heterotopias são espaços específicos que se situam dentro dos espaços sociais cotidianos com funções diferentes e, as vezes, opostas. Espaços onde se reúnem resquícios de vários outros espaços e tempos, formando um conjunto que foge do cotidiano e permite experiências paralelas diversas”. Heterotopia seria então o espaço que se recorta do espaço cotidiano e traz condições para que se tenham experiências específicas aí. Heterotopias, são variadas e se transformam constantemente. Heterotopias tem sempre um sistema de abertura e de fechamento que as isolam do espaço do entorno, estão ligadas à passagem, à transformação. Heterotopias existem entre todas as instituições e sistemas que transportam as pessoas para fora da realidade. Para Foucault, os espaços que suspendem, neutralizam, inventam um conjunto de relações cotidianas e são de dois tipos: a heterotopia e a utopia. Utopia é o lugar sem ser real, é uma projeção para o futuro ou uma associação com um passado idealizado e dourado, mas não está sendo vivido corporalmente. As heterotopias, que interessam nesta instalação, seriam os lugares reais, vivenciados, uma contestação real do espaço cotidiano, onde as coisas acontecem efetivamente.
Esse trabalho na galeria será constituído de um espaço montado com vários pedaços de fragmentos que são sobrepostos em um espaço existente, espaço vivido. Neste local acontecerá uma vivência, algum relacionamento, um contato vivo e ativo. Essas vivências são ligadas ao tempo, não o tempo sobre o modo de eternidade mas como acontecimento onde não se pretende acumular o tempo e sim voltar a um tempo primeiro de prazer, vivência e experimentação.
Exposição: Horas – Projeto instalação para um lugar específico
Artista: Shirley Paes Leme
Período: 02 de outubro a 30 de outubro.
Local: Galeria da FAV – câmpus II da UFG
Fonte: Ascom/UFG
