UFG em parceria com Assocon promove dia de campo em confinamento
A Escola de Veterinária (EV) da UFG, em parceria com a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) recebeu, na área de confinamento bovino da EV, produtores e técnicos rurais para a exposição do professor Juliano Fernandes sobre o confinamento de bovinos de corte da EV em um dia de campo. O passeio fez parte da II Conferência Internacional de Confinadores (InterConf), que teve início na terça-feira,15 de setembro.
O dia de campo expôs ao setor produtivo a avaliação prática dos estudos realizados pela universidade. Para o professor Juliano Fernandes, a missão do confinamento é gerar e transferir conhecimento por toda cadeia produtiva de bovinos de corte, com ética e responsabilidade. O confinamento dos bovinos apresenta uma estrutura de 16 baias de 77 m² cada uma. A dieta dos animais é feita com bagaço de cana-de-açúcar, farelo e casca de soja, milho moído, melaço, caroço de algodão e uréia. Todo o trabalho é realizado por alunos de Graduação e Pós-graduação da EV.
De acordo com o professor Juliano Fernandes, a controladoria do confinamento é feita em parceria com as empresas Multibovinos e Ruralcom, sendo todo o controle da fazenda escola monitorado por botons eletrônicos. A concretização do confinamento levou em conta a preocupação ambiental, como o estudo da declividade do solo, e a Agência Municipal de Meio Ambiental (Amma) concedeu um laudo para a EV concretizar o confinamento. O professor também falou da possibilidade de parceria entre a EV e os confinadores, com a realização de uma escola de confinamento, a Educonf. “Seria também um banco de funcionários, com treinamento especializado e capacitação da mão-de-obra”, explicou Juliano Fernandes.

Source: Ascom/UFG
