noticia5459.jpg

Filme dirigido por Helena Ignez é destaque no Perro Loco 3

Em 26/08/09 00:55.
Público conferiu _Canção de Baal_, estreia da atriz baiana na direção
A atriz baiana Helena Ignez, musa do cinema marginal nas décadas de 1960 e 1970, foi uma das atrações do segundo dia do 3° Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano. O filme Canção de Baal, primeiro longa-metragem dirigido por Helena, foi exibido na Mostra Paralela do festival, no Cine UFG. A obra, como define sua diretora, é um libelo contra o machismo entranhado na sociedade. O filme é uma experiência influenciada pelo cinema de ruptura de Glauber Rocha, diretor baiano ícone do Cinema Novo que foi casado com Helena.

Após a sessão, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG, Anselmo Pessoa Neto, apresentou um histórico de Helena, pontuando sua contribuição para o cinema brasileiro. A atriz e diretora conversou com o público presente no Cine UFG, e falou sobre sua relação de dedicação ao cinema. Helena Ignez atuou em trinta filmes ao longo  de cinquenta anos de carreira. Ela comentou a dificuldade para realizar o filme, que foi concluído sem recursos públicos, e comemorou a conquista do Prêmio da Crítica no último Festival de Cinema de Gramado.

O professor Lisandro Nogueira, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), afirmou que é uma honra para a UFG receber uma personalidade com tanta representatividade na história do cinema brasileiro. A programação cultural do Perro Loco 3 segue até o próximo sábado. Fique atento à programação no site www.perroloco.com.br.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Cinema