Exposições de cães recebem mais de 800 pessoas no Câmpus Samambaia
Neste fim de semana, o Centro de Convivência da UFG recebeu visitantes inusitados: cães. O motivo foi o 25º Festival de Exposição de Cães e 68º, 69º e 70º exposição panamericana de cães. O evento trouxe vários animais de raças com pedigree registrados na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), nacionais e importados, de diversos criadores do Brasil. Durante os dois dias de evento mais de 800 visitantes passaram pela exposição.
Famílias inteiras vieram conhecer cerca de 200 animais que participaram da competição. O objetivo foi despertar estudantes, criadores, técnicos e demais interessados para a importância de se conhecer melhor os cães. A médica veterinária e presidente do Kennel Clube de Goiás, Maria Elisa Rizzini, destacou a importância da realização de eventos como este no âmbito da universidade para que os futuros profissionais da áreas conheçam melhor as raças e suas particularidades.
Na abertura a professora Darci Silva de Oliveira Dias apresentou dados que comprovam a necessidade de se estudar cada vez mais esses animais. Estima-se que existem cerca de 32 milhões de cães no Brasil, o que o torna o segundo país do mundo com mais cães, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Para julgar os animais, a organização convidou José Luiz Vasconcelos (RJ), Érika Gatti (MG) e Leyla Rebelo (RS) para juízes. Segundo Érika, o principal critério analisado é a estrutura dos animais. Os cães são divididos em 11 grupos e passam por diversas etapas de seleção até que seja escolhido o ganhador, chamado de best in show.
O evento foi uma promoção do Kennel Clube de Goiás e da Escola de Veterinária da UFG.
Fonte: ASCOM/UFG
Categorie: Evento
