O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia5431.JPG

Treinamento voltado para Núcleos de Inovação Tecnológica é ministrado por Rosângela Ribeiro, da UnB

Em 21/08/09 02:52.
A iniciativa faz parte de um projeto que engloba oito instituições de ensino e pesquisa do Centro-Oeste

Durante os dias 20 e 21 de agosto a gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), Rosângela Ribeiro, conduz a primeira de três etapas do treinamento voltado para a  capacitação de técnicos e professores vinculados aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). A iniciativa faz parte do projeto “Rede NITs do Centro-Oeste”, aprovado no Edital Pró-Inova de janeiro de 2008, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP),e que engloba oito instituições de ensino e pesquisa da região.

A Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFG está inserida nesse projeto, cujo objetivo é uniformizar a formação dos técnicos e pesquisadores envolvidos em relação aos processos e conceitos básicos relativos à propriedade intelectual, estruturação de NIT’s, legislação vigente e transferência de tecnologia.

Nessa primeira etapa do treinamento serão abordados o estabelecimento dos fluxos básicos de atendimento pelo núcleo, os instrumentos regulatórios adequados à legislação vigente e a formatação dos principais modelos de contrato, de modo a obter resultados e indicadores na proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia. De acordo com Rosângela Ribeiro, que se dedica a essa área há mais de 15 anos em instituições de Minas Gerais e Distrito Federal, sete em cada dez registros de patentes  no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) são negados e o principal motivo é a má elaboração  do registro.

Estão previstas para as próximas etapas a capacitação específica dos técnicos dos NITs para a redação de registros de patentes e a orientação direcionada aos professores da instituição. Para o coordenador, João Teodoro Pádua, “é a partir de agora que começamos a ter mais recursos para viabilizar e conscientizar a universidade da importância do nosso trabalho”, declarou.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Inovação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.