Cidarq/UFG promove ciclo de debates sobre a preservação de acervos documentais

On 14/08/09 01:35 .
Objetivo das palestras é despertar a conscientização da importância de preservar o patrimônio documental

A primeira palestra do ciclo de debates sobre a preservação de acervos documentais, promovido pelo Arquivo Geral da Divisão de Comunicações, ligado ao Centro de Informação e Documentação  Arquivística  (Cidarq), realizada dia 11 de agosto, no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME), teve como tema a Climatização em ambientes de guarda de acervos, ministrada pelo professor Saulo Güths, do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (saulo@lmpt.ufsc.br). O engenheiro mecânico, doutor em Ciências Térmicas, falou da importância da climatização desses ambientes e como a temperatura e a umidade influenciam a vida útil dos documentos. Ele fez também uma demonstração do Sistema Climus, um equipamento de monitoramento e controle de temperatura e umidade. O Sistema de Gerenciamento Térmico Climus é um sistema de medição e controle de variáveis relacionadas com a preservação de coleções montado sobre uma plataforma PC, que alia versatilidade e confiabilidade.

 

 

O Sistema Climus apresenta na sua versão básica suporte para entrada de sensores analógicos, normalmente empregados na medição da temperatura e da umidade relativa do ar.

 

De acordo com o coordenador do Laboratório de Conservação de Documentos da Divisão de Comunicações, João Luiz Menezes, a idéia do ciclo de debates surgiu no início de seu doutorado na área de conservação preventiva de documentos, ao obsevar como os profissionais e acadêmicos de várias ciências – Física, Química, Biologia, Engenharia, Arquitetura, História, Pedagogia, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Artes Plásticas, entre outras afins – podem contribuir  para a preservação do patrimônio documental. “Iniciou-se então uma preocupação em relação à necessidade de criar um ciclo de discussões, não só entre os profissionais de órgãos da própria UFG, como o Arquivo Geral, a Biblioteca Central, o Museu Antropológico e o Espaço Cultural, mas também por meio de um projeto de extensão, que desse acesso a profissionais de outras instituições culturais do estado e  da região, com o objetivo de disseminar o conhecimento além dos muros da universidade”, explicou João Luiz.

 

Para João Luiz, a importância da conservação do patrimônio documental é preservar a memória, e a melhor forma de fazê-lo é dar acesso aos documentos. “O patrimônio documental é o retrato das experiências dos nossos antepassados, ou seja, a memória de um povo, ressaltou.

A intenção, após o fim do ciclo de debates, é aumentar o interesse de profissionais dessas áreas, incentivar a criação de comissões institucionais de preservação do patrimônio documental, bem como despertar o interesse para a criação de comitês regionais do Escudo Azul, que é a representação do Comitê Internacional “Blue Shield” que equivale à Cruz Vermelha Internacional para o resgate e a proteção da herança cultural dos países. Para isso,  João Luiz acredita que “é fundamental uma maior conscientização sobre a  importância da preservação do patrimônio documental, mediante debates entre profissionais da área, como este que estamos criando”.

 

O ciclo de debates vai até novembro de 2009 e as inscrições podem ser feitas no Arquivo Geral/Divisão de Comunicação, câmpus II da UFG, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: joaolmenezes@ig.com.br. As próximas palestras acontecerão em:

 

03/09 – Tema: A conservação de documentos e acervos iconográficos em suporte papel, ministrada pelo Prof. Ms. Antônio Gonçalves - Graduado em Química. Mestre  em Ciência Florestal no campo de Tecnologia da Madeira na área de papel e celulose. Atualmente, trabalha no Arquivo Nacional com o estudo de métodos químicos voltados para a conservação e a restauração de papel e é presidente da Câmara Técnica de Preservação de Documentos (CTPD) do Conselho Nacional de Arquivo/Conarq.

 

30/09 –Tema: A interdisciplinariedade a serviço da preservação do patrimônio documental.

 

30/10 – Tema: A formação e a atuação do profissional conservador.

 

27/11 – As comissões de preservação institucionais e o Escudo Azul.

 

Quelle: Ascom/UFG