O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia5368.jpg

Pesquisadores brasileiros e mexicanos promovem colóquio

On 03/08/09 09:55 .
Os processos de diversidade cultural na formação social e educativa serão pauta para repensar políticas públicas

O Museu Antropológico realiza segunda-feira, dia 3, um colóquio para debater diversidade cultural em políticas educativas para países como Brasil e México, onde a modernidade socioconômica tem suas peculiaridades históricas.


Com o título “Processos da diversidade cultural na formação social e educativa: uma perspectiva de estudantes de pós-graduação do Brasil e do México”, o colóquio recebe pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB) e da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).


Na programação, seguem propostas de discussão sobre licenciatura indígena, diversidade sexual, questões de gênero, autonomia na educação a distância e antropologia urbana. Informações: (62) 3209-6010. Ramais: 24 e 47. 

PROGRAMAÇÃO

1° COLÓQUIO - OS PROCESSOS DA DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA: uma perspectiva de estudantes de pós-graduação do Brasil e do México


Data: 03 de agosto de 2009

Local de realização Museu Antropológico, UFG - Praça Universitária, 1166, Setor Universitário. Goiânia-GO

Período Matutino:

8h30 - 9h - Abertura do Evento

Profa. Dra. Divina das Dôres de Paula Cardoso (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação/UFG)
Profa. Dra. Ofir Bergmann de Aguiar (Coordenadora de Assuntos Internacionais/UFG)
Profa. Dra. Nei Clara de Lima (Diretora do Museu Antropológico)

9h - 10h30 - Conferência

- Problemas epistemológicos de la investigación en Ciencias Sociales y Educación en la América Latina - Prof. Dr. Antonio Carrillo Avelar (Programa de Posgrado en Pedagogía/Facultad de Estudios Superiores Aragón/UNAM)


10h30 - 12h - Mesa-redonda

- Perfil, políticas acadêmicas e linhas de atuação. Apresentação de Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Educação do Brasil e do México

Profa. Dra. Custódia Selma Sena (Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social/UFG)
Prof. Dr. Cristhian Teófilo da Silva (Vice-Diretor do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas /UnB)- Coordenador da Mesa.
Profa. Dra. Heloisa Augusta Britto de Mello (Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística /UFG)
Profa. Dra. Marília Gouveia de Miranda (Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/UFG)
Profa. Ms. Mercedes Araceli Ramírez Benítez (Doutoranda do Programa de Posgrado en Pedagogía/Facultad de Estudios Superiores Aragón/ UNAM)


Período Vespertino:

14h - 17h - Mesas Temáticas



14h - 15h - TEMA 1: Espaços e agentes envolvidos nos campos da diversidade e da interculturalidade

Coordenador: Prof. Dr. Manuel Ferreira Lima Filho (Faculdade de Ciências Sociais/UFG)


- La formación docente y práctica educativa indígena: el caso de los instructores comunitarios del Consejo Nacional de Fomento Educativo. (Lorena Marín Maceda - Posgrado en Pedagogía /UNAM)


- Los formadores de docentes indígenas y la Interculturalidad: el caso de la Escuela Normal Bilingue e Intercultural del Estado de Oaxaca (ENBIO). (Mercedes Araceli Ramírez Benítez - Posgrado en Pedagogía /UNAM)


- Diálogos interculturais: uma experiência de parceria entre o Museu Antropológico da UFG e professores Terena da aldeia Cachoeirinha. (Marisa Damas Vieira e Rosani Moreira Leitão - Museu Antropológico/UFG)


- Mulheres quilombolas - protagonismo e empoderamento a partir das discussões de gênero e agroecologia (Mariana Cunha Pereira - Faculdade de Educação/UFG)

- Los significados de la sexualidad en estudiantes indígenas: el caso de la Escuela Normal Bilingue e Intercultural (ENBIO) de Tlacochahuaya. (Leticia Briceño Maas - Posgrado en Pedagogía /UNAM)


15h - 16h - TEMA 2: Propostas inovadoras de intervenção social e educativa

Coordenador: Dr. Jean Paraízo Alves (MEC)
- Pedagogía autónoma (Rogelio Velásquez Vargas - Posgrado en Pedagogía /UNAM)

- Hacia la construcción de una pedagogía indígena a través de los saberes comunitarios: el caso del pueblo indígena Ayuuk (Mixe) de San Cristóbal Chichicaxtepec (Enrique Francisco Antonio - Posgrado en Pedagogía/ UNAM)


- Licenciatura Intercultural Indígena: projeto, perfil do curso, matrizes curriculares e referenciais teórico-medológicos (Maria do Socorro Pimentel da Silva e Mônica Veloso Borges - Núcleo Takinahay /UFG)


- O curso de Pedagogia da Terra - uma experiência de formação de professores (Francisco Hudson da Cunha Lustosa - Faculdade de Educação/UFG)


- Los aprendizajes del niño indígena de y en la calle, una comunidad ñha ñhu (Ramiro Daniel Macías Ortiz - Posgrado en Pedagogía/UNAM)


16h - 17h. TEMA 3: Identidades e repertórios culturais

Coordenadora: Profa. Dra. Telma Camargo da Silva (Docente aposentada, integrante do Programa Voluntariado da UFG; Professora da Estácio de Sá - Goiás)
- La conformación de la identidad en el aula Juan Carlos Cortés Ruiz (Posgrado en Pedagogía /UNAM)


- Identidades, memórias e paisagens culturais (Margarida do Amaral Silva - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social /UFG)


- Gênero e “Saúde Mental”: os modelos de saúde e doença dos atores sociais em Santa Catarina (Rosana Schmidt - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social/UFG)


- O processo interativo na Educação a Distância: professor, aluno e material didático (Iolene Mesquita Lobato - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social/UFG)


- Cidade em movimento: olhares sobre a revitalização do centro de Goiânia (Katianne de Sousa Almeida - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social/UFG)


17h - 17h30 - Apresentação de Pôsteres

- Projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento com abordagens relacionadas aos temas debatidos durante o evento.

§ Coordenadora: Núbia Vieira Teixeira


17h30. Visita à Exposição Lavras e Louvores - curadoria: Nei Clara de Lima e Custódia Selma Sena. 

18h. Encerramento e confraternização

 

 

 

Quelle: Museu Antropológico

Kategorien: Encontro

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.