
Encontro Nacional dos Estudantes de Letras Libras discute políticas educacionais inclusivas
Termina hoje, no Centro de Cultura e Eventos da UFG, o 3º. Encontro Nacional de Estudantes Letras Libras. O evento, que reúne cerca de 900 estudantes e profissionais da área de todo o país, foi organizado por alunos do curso de Libras da UFG e prosseguirá até o dia 17 próximo. A palestra de abertura, intitulada “Política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva – Letras Libras EaD e as políticas educacionais para surdos” foi ministrada pela coordenadora-geral de articulação da política de inclusão no sistema de ensino da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, Sinara Zardo.
A política de inclusão baseia-se no debate permanente entre governo e sociedade civil organizada e está inserida no movimento mundial pela inclusão, abrangendo ações políticas, sociais, culturais e pedagógicas. Ainda segundo Sinara, o "respeito às diferenças" deve ser uma constante no movimento de inclusão, sendo necessário que a educação comum e a educação especial se articulem, para que as políticas inclusivas alcancem sua plenitude. Sinara Zardo incentivou os estudantes a cobrarem a concreta aplicação das leis existentes a fim de que a comunidade surda possa desfrutar da inclusão que por tanto tempo lhe foi negada.
A abertura contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa Neto, da secretária de Educação de Goiás, Milca Severino Pereira, da diretora da Faculdade de Letras (FL) da UFG, Maria Zaíra Turchi, do subsecretário metropolitano de Educação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Dalson Borges Gomes, do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Surdos e aluno de Libras do pólo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Marcus Vinicius Calixto, da coordenadora-geral do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina, Marianne Rossi Stumpf, da coordenadora de Libras pólo IFG, Soraya Bianca, do presidente da Associação dos Surdos de Goiânia, Gilmar Garcia Marcelino, e da vereadora Cidinha Siqueira.
Maria Zaíra Turchi lembrou os desafios para a implementação do primeiro curso presencial de Letras Libras do país, oferecido pela instituição no início de 2009. Emocionada, a diretora da FL afirmou que “é possível mudar a educação do país com a luta da comunidade surda”.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Libras