noticia5293.jpg

Creche UFG conhece a Apae de Goiânia

En 25/06/09 07:05 .
Projeto Diversidades promove interação de crianças em clima de festa junina

Na última quinta-feira, dia 18, as crianças da Creche UFG visitaram o complexo I da Apae de Goiânia, localizada no setor Coimbra. Antes da chegada delas ao local, os professores e alunos da Apae já estavam bem animados. A música típica tomava conta do ambiente: é tempo de festa junina na Apae de Goiânia. Após chegarem, a bordo do ônibus da UFG, as crianças se sentaram em cadeirinhas junto dos alunos da Apae. Para recepcioná-las, as professoras cantaram “a música de acolhida”.

 

Uma apresentação da quadrilha de cadeirantes com a condução das professoras vestidas tipicamente marcou o início do evento. Depois, as crianças da creche e as da Apae se juntaram e todos dançaram alegremente. A diretora da área de Educação do complexo I da Apae, Lucimeire Pinheiro, entregou aos participantes uma pulseira da instituição feita em parceria com a Drogaria Santa Marta. No final, todas as crianças brincaram no playground.

 

 

A educadora da Creche, Adriana Barboza, explicou que a iniciativa de realizar a visita partiu da própria creche por meio do projeto Diversidades, que trabalha com as crianças as diferentes características das pessoas. “O objetivo de conhecer a Apae é mostrar para as nossas crianças que, apesar de existirem crianças que não andam como a gente anda, que não seguram o talher como a gente segura, que elas não deixam de ser crianças, não deixam de brincar e de vivenciar diferentes contextos como as crianças da creche vivenciam”, enfatiza Adriana.

 

A creche atende hoje a um total de 74 crianças com uma equipe de cinco professores efetivos e 14 bolsistas, estudantes das áreas de Letras, Artes Cênicas, Educação Física e Pedagogia. O passeio faz parte de uma das cinco áreas de trabalho da instituição, que também englobam brinquedos e brincadeiras, linguagem, música e artes. É feito semanalmente, nas áreas internas do câmpus II ou proximidades.

 

 

A coordenadora do complexo I da Apae, Mariana Elias, relatou que as visitas têm o intuito de melhorar a interação das crianças com a inclusão. Segundo Mariana, essas atividades ajudam as crianças nesse processo inclusivo, já que elas passam por uma avaliação e, em sua maioria, são encaminhadas à rede regular de ensino.

 

Atualmente, esse complexo da Apae Goiânia possui 138 crianças matriculadas nos dois turnos de funcionamento: matutino e vespertino. A faixa etária atendida é de zero a cinco anos e 11 meses. Ao completarem seis anos, alguns alunos vão para a rede regular de ensino e outros para o complexo II da Apae, no Jardim Goiás, se ainda tiverem o perfil para continuar na instituição.

 

A Apae funciona sobre três pilares: educação, assistência social e saúde. A unidade é conveniada com a Secretaria Municipal de Educação, que cede os pedagogos para a Apae. Além disso, o complexo conta com uma assistente social que presta apoio às famílias na escola, e com profissionais da área clínica, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pediatras e neuropediatras.

 

As instituições que têm interesse em visitar a Apae devem apresentar previamente um projeto para que seja analisada a intenção da instituição, como foi feito no caso da Creche, que apresentou o projeto Diversidade e, após análise, agendou a visita. A festa junina da Apae será realizada no dia 20 de junho na sede do Jardim Goiás. Mais informações, no site da instituição: http://goiania.apaebrasil.org.br/ .

 

 

 

 

 

Fuente: Ascom/UFG

Categorías: Inclusão