Foprop discute desafios da pesquisa e pós-graduação
Teve início ontem o Encontro do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da regional Centro-Oeste (Foprop-CO), em conjunto com o Diretório Nacional. Segundo a professora Divina das Dôres de Paula Cardoso, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFG e coordenadora da regional Centro-Oeste do Foprop, o evento tem por objetivo discutir os desafios das pró-reitorias e abordar assuntos fundamentais relativos à pesquisa e à pós-graduação para futuras discussões no Fórum Nacional. Entre os temas discutidos estão os cursos lato sensu e o mestrado profissional.
Na abertura do evento a professora Divina das Dores Cardoso dirigiu a mesa em que estavam presentes os professores Jorge Audy, presidente do Foprop Nacional, Wrana Panizzi, vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wolmir Amado, reitor da Universidade Católica de Goiás (UCG), e Leonardo Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Os participantes ressaltaram a necessidade de encontros semelhantes que propiciem locais de interlocução e aprendizado, permitindo o diálogo entre as Instituições de ensino superior (Ies).
Ontem à tarde os pró-reitores começaram a discutir, na mesa-redonda sobre cursos lato sensu, as dificuldades e desafios desses cursos. Alguns pró-reitores apresentaram como tem sido realizado os trabalhos da área de lato sensu em suas universidades e as dificuldades, principalmente financeiras, para sua manutenção.
Rede de Pesquisa – A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFG apresentou a Rede de Pesquisa Ambiente: Cerrado – Pantanal, que é uma rede estabelecida entre instituições de ensino e pesquisa da região Centro-Oeste. Os recursos humanos para a implementação da rede são constituídos por docentes e pesquisadores que atuam em programas de pós-graduação com foco na área ambiental.
As pesquisas permitirão o aprimoramento da conduta em relação aos biomas Cerrado e Pantanal, ampliando os conhecimentos sobre a diversidade da região Centro-Oeste e a formação de profissionais qualificados na área. Além disso, a rede contribuirá para a qualificação de mestres, doutores e estudantes de graduação em nível de iniciação científica. Quando implementada, a rede contará, inicialmente, com mais de 300 docentes participantes.
资源: Ascom UFG
类别: Encontro