noticia5270.JPG

Transmissor da TV UFG foi ativado e retransmitirá, inicialmente, a TV Brasil

Sur 25/06/09 03:03.
Nos próximos dias, novo canal entrará no ar em caráter experimental

Quando Roquette Pinto, lá pelos idos de 1920, propagava seu entusiasmo com a transmissão de informação, cultura e educação por meio de ondas eletromagnéticas, mal imaginava ele que seu sonho chegaria tão longe. Em Goiânia, num domingo ensolarado de junho de 2009, exatamente às 14h do dia 14, a TV UFG tornou-se realidade, concretizando a mesma possibilidade de difusão de conhecimento vislumbrada pelo pesquisador carioca. Direto do morro do Mendanha, com direito a brindes de comemoração, foi ativado o transmissor que levará às residências de Goiânia o conteúdo do canal 14.

 

Estiveram presentes no momento da ativação do transmissor o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, a diretora da TV UFG, Rosana Borges, o professor da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação responsável pela implantação técnica da emissora, Uvermar Sidney Nince, o diretor da Rádio Universitária, Roberto Nunes, o ex-presidente da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), Luiz Signates, e o discente Ícaro Batista, representante da web tv Magnífica Mundi, projeto parceiro da TV UFG. A empresa que forneceu o transmissor para a universidade acompanhou este primeiro momento de testes, que foi também seguido pela comunidade universitária. Por meio de telefonemas e e-mails, o público pôde participar, informando sobre a qualidade dos primeiros sinais emitidos.

 

 

Na programação inaugural, muita diversidade na hora de mostrar o que há dentro e fora da universidade. A sequência intercalou vídeos institucionais que revelam à comunidade o que é e o que faz a UFG, seus programas e seus projetos, depoimentos de professores da instituição sobre o marco que é a implantação dessa nova emissora e várias pílulas produzidas pelo projeto Ponto Brasil, da TV Brasil, e pela rede de compartilhamento de conteúdo das Instituições Federais de Ensino Superior (RedeIFES). Temas como meio ambiente, cidadania, infância, juventude e direitos humanos foram explorados em duas horas de transmissão, revelando um pouco do que entrará na grade de programação da primeira televisão pública, educativa e cultural do estado.

 

A TV UFG será retransmissora da TV Brasil em Goiânia e contará também com produções da universidade e das demais televisões universitárias parceiras da RedeIFES. A idéia é compor a grade de programação local gradativamente, a fim de garantir a qualidade das produções e o caráter público da televisão.

 

Nos próximos dias, o parque de transmissão passará por uma fase de testes para que, em cerca de duas semanas, a TV UFG possa entrar no ar em caráter experimental. Esse período deve prosseguir até meados de outubro, quando o canal 14 torna-se, de fato, uma televisão em pleno vapor. O canal 14 é uma concessão administrada pela Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), entidade criada em 1996 com o objetivo de apoiar ações da universidade na área de radiodifusão.

 

 

 

Source: TV UFG

Catégories: Canal 14