Fórum de Combate às Opressões promete enfrentar discriminação
Discutir as diversas formas de preconceito e enfrentá-las é o objetivo do Fórum de Combate às Opressões, lançado hoje em café da manhã na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da UFG. O Fórum é uma iniciativa do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFG), com o apoio da Reitoria e dos movimentos sociais presentes na universidade.
Segundo Iara Neves, coordenadora do DCE e idealizadora do projeto, o Fórum vai funcionar como um espaço de ouvidoria e estudo das formas de opressão existentes. Além do diretório, estiveram presentes na ocasião representantes do movimento Colcha de Retalhos, que atua na área da diversidade sexual. “Na universidade não funciona a premissa de recebimento de todas as diferenças e pensamentos. E isso precisa ser modificado.”, afirmou o estudante de jornalismo e militante do Colcha de Retalhos, Marcelo Perillo.
De acordo com Iara, também foram convidados o Canbenas (Coletivo de Alunos Negros Beatriz Nascimento) e a Reitoria, que não puderam comparecer ao lançamento, mas participarão do Fórum. A representante do diretório central elogiou a boa recepção da Reitoria à ideia e explicou que o órgão dará o apoio institucional para o estudo e as ações nos casos de discriminação sofridos pela comunidade acadêmica.
A previsão é que o primeiro encontro do Fórum de Combate às Opressões seja realizado na próxima semana. A data, local e horário ainda serão escolhidos e divulgados no blog do DCE-UFG (www.mobilizaufg.blogspot.com).
Source: Ascom / UFG
