Retrospecto do conhecimento humano é tema de palestra de Ronaldo Mota
Com o Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina repleto de estudantes e professores atentos, o assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, fez, na manhã desta sexta-feira, 13/3, um retrospecto do conhecimento humano, desde o surgimento do universo, há aproximadamente 13,7 bilhões de anos, até a invenção da máquina a vapor por James Watt, no século XVIII.
Integrando a mesa composta pelo reitor Edward Madureira Brasil, pelos pró-reitores de Graduação, Sandramara Matias Chaves, e de Administração e Finanças, Orlando Afonso Valle do Amaral, e pelo diretor da Faculdade de Medicina, Heitor Rosa, o professor Ronaldo Mota proferiu a Aula Inaugural do ano letivo de 2009 da UFG, enriquecendo a comunidade acadêmica com seu conhecimento sobre o desenvolvimento do método científico e a evolução social ao longo dos séculos.
O pró-reitor de Administração e Finanças, Orlando Afonso Valle do Amaral, afirmou que o convite a Ronaldo Mota foi embasado em seu extenso currículo na área de Educação, e reiterou a escolha do tema da Aula Inaugural, "O papel do método científico na construção do conhecimento científico e tecnológico", como sendo de interesse para os diversos cursos da UFG.
Para Ronaldo Mota, a universidade exerce um papel determinante no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ele afirmou que o ambiente acadêmico é responsável pela inovação e estimula a produção de conhecimento. O professor explicou que os métodos científicos representam, historicamente, a consolidação da modernidade e da evolução da sociedade. Em sua aula, Ronaldo Mota destacou a figura do físico italiano Galileu Galilei (1564-1642), considerado por ele um personagem emblemático do desenvolvimento dos métodos científicos.
Ronaldo Mota também ministrará, nesta sexta-feira, às 15h30, no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Câmpus Samambaia, a palestra "Ciência e tecnologia no Brasil hoje", indicada para pesquisadores, estudantes e coordenadores dos cursos de pós-graduação. A palestra abordará os programas de Ciência e Tecnologia desenvolvidos atualmente no Brasil.
Ronaldo Mota é professor titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia. Atuou por dois anos como secretário seccional do Conselho Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Santa Maria. Em 2007, foi nomeado titular da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). Também exerceu as funções de secretário de Educação a Distância do MEC e ministro interino da Educação. Mota publicou livros sobre o desafio de formar professores na educação a distância.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Palestra