
Arquivo da UFG debate a ditadura militar este ano
Com o projeto Memórias Reveladas, o Centro de Informação e Documentação Arquivística (Cidarq) da UFG trará para discussão, durante todo o ano de
A primeira edição do projeto será no dia 10 de março (terça-feira), das nove às 11 horas da manhã. O tema da sessão de estréia é “Exílio: viver na clandestinidade”. Na ocasião, será exibido o documentário Hércules 56, de Silvio Da-Rin, titular da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. A sessão será encerrada com um debate sobre o exílio durante a ditadura militar brasileira (1964 – 1985). A mesa-redonda terá a participação de Roosevelt Arantes da Rocha, da Associação dos Anistiados de Goiás, e do professor Juarez Maia, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG.
O evento tem entrada franca. Os participantes receberão certificado com carga horária de quatro horas. O Cidarq está localizado no Câmpus Samambaia, ao lado do prédio da Reitoria. Mais informações pelo site www.cidarq.ufg.br ou pelo telefone 3521-1041.
Confira a seguir o cronograma do Projeto Memórias Reveladas para este ano (a programação poderá sofrer alguma alteração):
- Março
Data: dia 10, das 9 às 11h
Tema: “Exílio: viver na clandestinidade”
Sessão: documentário Hércules 56, de Silvio Da-Rin
- Abril
Data: dia 22, das 13 às 15h
Tema: “A censura”
Sessão: filme Vlado: 30 anos depois, de João Batista de Andrade
- Maio
Data: dia 20, das 9 às 11h
Tema: “Revisão da Anistia – 30 anos”
- Junho
Data: dia 16, das 13 às 15h
Tema: “A ditadura militar em Trombas e Formoso”
- Julho
Data: dia 2, das 9 às 11h
Tema: “Ditadura em Goiás – Intervenção no governo de Mauro Borges”
- Agosto
Data: dia 10, das 13 às 15h
Sessão: documentário Resistência.Doc, de Carolina Paraguassú, sobre a história política de Goiás no período do ex-governador Mauro Borges Teixeira
- Setembro
Data: dia 1º, das 13 às 15h.
Solenidade de encerramento: apresentação dos resultados obtidos pelo projeto.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Memória