Estudantes participam de operação do Projeto Rondon
Cinco alunos da Faculdade de Medicina (FM) e uma aluna da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participam da Operação Pirineus, atividade que está sendo considerada um marco efetivo da retomada das operações do Projeto Rondon em Goiás. Desde o dia 18, os estudantes de medicina Ana Paula Carrijo Melo, Ludmila Brito Porto, Maik Moura Borges, Rodrigo Silva de Paula Rocha e Thiago Martins Isac, e a estudante de jornalismo Tatiane de Assis, juntamente com alunos de outras instituições de ensino superior do Estado, visitarão os povoados de Caxambu, Índio, Jaranápolis, Serra do Misael e Radiolândia, em Pirenópolis.
Realizada pela Associação dos Rondonistas do Estado de Goiás, o objetivo da Operação Pirineus é prestar serviços essenciais e gratuitos, realizados de forma voluntária pelos estudantes universitários, integrando as instituições de ensino com a sociedade civil e organizações governamentais. Durante os 10 dias, os alunos de medicina oferecerão consultas, farão coleta de material para exames laboratoriais, vacinarão crianças e proferirão palestras sobre prevenção de doenças. A estudante de jornalismo atua na assessoria de comunicação da operação. Alunos das áreas de Enfermagem, Medicina, Veterinária, Direito e Turismo também fazem parte da Operação Pirineus. Todo o trabalho realizado é supervisionado por quatro professores, auxiliados por profissionais habilitados em cada área.
Projeto Rondon – Reativado em 2005 a pedido de organizações da sociedade civil, o projeto Rondon objetiva a integração social. A coordenação é do Ministério da Defesa, e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes.
Source: Ascom/UFG
