noticia4860.jpg

Conselho de Integração Universidade-Sociedade se reúne no Câmpus Samambaia

在 04/12/08 02:03 上。
Além de um balanço geral das ações e atividades da UFG, reitor discute com autoridades a política científica conduzida pelo estado de Goiás

Como estratégia de aproximação com a sociedade, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, convocou os membros do Conselho de Integração Universidade-Sociedade para reunião na manhã desta quarta-feira, dia 3, no Cine UFG. Previsto no estatuto da instituição, esta é a segunda convocação do conselho, que se reuniu pela primeira vez em outubro de 2007.
 
O conselho é um órgão consultivo constituído para servir à interlocução com vários setores da sociedade. Presidido pelo reitor, é convocado uma vez por ano para discutir, em caráter não deliberativo, pautas como o plano de gestão da universidade, estratégias gerenciais, projetos e programas; discutir a política científica, cultural, artística e tecnológica e examinar as demandas existentes na sociedade, tendo em vista novos empreendimentos, parcerias e atividades desenvolvidas com diversos setores do poder público e da sociedade civil.
 
A convocação para a reunião do conselho ocorreu em um momento importante, tanto para a UFG quanto para a sociedade, em virtude da fase de reestruturação e expansão em que vive a universidade. O reitor Edward Madureira Brasil iniciou a reunião apresentando um balanço geral sobre os dados, ações e orçamento dessa atual fase, ressaltando as ações afirmativas do UFG Inclui, a criação de novos cursos de graduação, além da importância e valorização dos programas de pós-graduação. Ressaltou também a prioridade na criação de espaços mais coletivos, como o Centro de Aulas do câmpus I e do Centro de Cultura e Eventos no Câmpus Samambaia.
 
Outro tema que recebeu destaque na reunião do Conselho de Integração Universidade-Sociedade foi a discussão da política científica conduzida pelo governo do estado de Goiás, tendo em vista a redução da porcentagem orçamentária que é destinada à Universidade Estadual de Goiás e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). “Fico extremamente preocupado com o futuro da ciência, a “fuga de cérebros” e o impacto disso para o desenvolvimento do estado” declarou o reitor. Para a Fapeg, o governo propõe reduzir de 0,5% para 0,1% o repasse orçamentário, deixando a fundação com um orçamento anual de apenas seis milhões de reais.  

Além do reitor, vice-reitor e pró-reitores da UFG, compareceram à reunião representantes da Fapeg, da Prefeitura de Goiânia, da Associação dos Docentes da UFG (Adufg), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás) e da Associação de Moradores da Vila Itatiaia (Amovita).
 
Como representante da Prefeitura de Goiânia, a diretora do Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cefpe), Abigail Rodrigues Linhares Rezende, afirmou que a importância desse conselho está na possibilidade de conhecer e reconhecer as ações da UFG.

资源: Ascom/UFG

类别: Aproximação