Olimpíada Brasileira de Física: estímulo ao conhecimento e à educação

Em 03/12/08 01:58.
Mais de 90 alunos de escolas particulares e públicas de Goiás são premiados no auditório do Instituto de Física da UFG.

Em cerimônia realizada no auditório do Instituto de Física (IF) da UFG, no dia 28 de novembro, 93 alunos de escolas particulares e públicas de Goiás foram premiados pelo desempenho na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física. A etapa, que ocorreu em setembro, é a fase estadual da olimpíada e teve a participação de 2.434 alunos. Foram premiados os dez melhores colocados em cada série (inclusive os que ficaram empatados no número de pontos). Os cinco alunos de escola pública melhor colocados em cada categoria receberam o prêmio de menção honrosa.

 

A Olimpíada Brasileira de Física é promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com os departamentos de Física de várias universidades brasileiras (federais e estaduais) e com unidades dos Centros de Educação Tecnológica (CEFETs). A primeira edição foi em 1999, com a participação de estudantes do Ensino Médio. Há duas edições alunos do 9° ano do Ensino Fundamental também participam das olimpíadas.

 

O evento é composto por três fases: a primeira, realizada em agosto, são provas objetivas aplicadas nas escolas. Os classificados avançam para a fase regional, que ocorreu em setembro e teve provas dissertativas. A etapa nacional foi em novembro, no IF da UFG. O estado de Goiás teve cem representantes na terceira fase e o resultado do desempenho dos alunos sai até o dia 19 de dezembro.

 

A aluna do 3° ano do Ensino Médio, Juliana Andrade, destaca que “a Olimpíada de Física é um estímulo ao estudo, pois é possível aplicar fora da escola as teorias aprendidas, inclusive, com um maior nível de dificuldade”. O coordenador estadual da olimpíada e professor do IF, Carlito Lariucci, ressaltou que “o evento é um incentivo aos alunos porque é uma oportunidade para que o estudante realmente entenda a física e, assim, passe a gostar da disciplina”.

 

Clique aqui para ver os alunos premiados na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física.

Fonte: SBF e IF/UFG