Goiânia recebe a Caravana da Leitura Monteiro Lobato
在 03/12/08 02:37 上。
Goiânia recebeu nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, a Caravana da Leitura Monteiro Lobato, projeto da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil que visa estimular a leitura da obra deste que é um dos nossos escritores mais influentes. Realizada no auditório da Faculdade de Direito (FD) da UFG, contou em Goiânia com a organização do Centro Editorial e Gráfico (Cegraf/UFG). Além da Caravana, durante o evento também foi realizada a entrega da Biblioteca Circulante, projeto da UFG em parceria com a Prefeitura de Goiânia, à diretora da Creche UFG.
O evento foi aberto pelo vice-reitor da UFG, professor Benedito Ferreira Marques. A mesa solene foi composta ainda pela diretora do Cegraf, professora Maria das Graças Castro, o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Ernando Melo Flizzola, a diretora da Creche da UFG, Poliana Carvalho Martins, o diretor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da UFG, professor Magno Medeiros, e a coordenadora do curso de Biblioteconomia, professora Sueli Henrique de Aquino.
Os professores, educadores, bibliotecários e estudantes que compareceram à FD puderam acompanhar uma mesa-redonda sobre a obra de Monteiro Lobato, que teve como convidados a escritora Nilma Lacerda, e os professores da Faculdade de Letras (FL) da UFG, Vera Maria Tietzmann e Rogério Santana, todos especialistas na obra do escritor. A mesa-redonda foi coordenada pela professora Maria das Graças Castro, diretora do Cegraf/UFG.
A escritora Nilma Lacerda e a professora Vera Tietzmann falaram sobre a influência de Monteiro Lobato na obra dos escritores brasileiros de livros infanto-juvenis. Segundo as especialistas, Lobato foi inovador ao respeitar o jovem leitor numa época em não havia a preocupação em ensinar a criança a pensar. “A grande revolução de Monteiro Lobato foi perceber que a criança é um ser inteligente, capaz de juízos críticos. Ele acreditava realmente que a criança aprende por prazer”, disse a professora Vera Tietzmann.
As especialistas apontaram as características dos livros infanto-juvenis de hoje que são oriundas diretamente da obra de Monteiro Lobato: a linguagem coloquial, o humor, e o questionamento da realidade através dos personagens. “O viés crítico com o qual narrador e personagens observam o mundo real é um de seus maiores legados”, afirmou a professora Vera.
O professor Rogério Santana preferiu falar sobre o regionalismo nas obras do escritor, principalmente em sua primeira fase, do fim da década de 1910. Falou também sobre a fama de conservador de Monteiro Lobato, que se origina principalmente do seu embate com os modernistas da semana de 22. “Lobato não participou da semana de 22, mas inovou em vários aspectos da narrativa, como no uso da linguagem coloquial em seus livros”, disse o professor.
O evento em Goiânia foi encerrado pela professora Maria das Graças, que afirmou que o escritor contribuiu decisivamente não só para a criação literária, mas também para o mercado editorial. “Essa forma de divulgação da literatura, por meio da distribuição de livros, foi inaugurada por ele”, afirmou.
A caravana já passou por várias cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, promovendo mesas-redondas e palestras sobre Monteiro Lobato. O projeto da FNLIJ é um dos 12 selecionados pelo Programa de Democratização Cultural do Grupo Votorantim, que apóia iniciativas cujo foco seja o de ampliar o acesso da população jovem à cultura. Inicialmente, a caravana deveria passar por Cocalzinho, no interior do estado, mas por falta de estrutura na cidade para receber o evento, este foi realizado em Goiânia.
Além da mesa-redonda, a caravana também fez a doação de 180 livros de Monteiro Lobato e sobre o escritor – um terço dos livros vai para as bibliotecas da cidade de Cocalzinho, outro terço para a Biblioteca da UFG e o último para a Sala de Leitura da Faculdade de Letras, que é aberta à comunidade. Segundo Mônica Balloussier, da FNLIJ, a intenção é que o evento se desdobre em núcleos de estudo sobre a obra do autor. “A intenção é resgatar a obra de Monteiro Lobato. Não só o que ele escreveu, mas também o que foi escrito sobre ele”, afirmou.
资源: Ascom/UFG
类别: Evento
