Agricultura familiar na passarela do Agro Centro Oeste
O sábado no Agro Centro Oeste foi de muito charme e beleza. O brilho da feira ficou por conta do Agro Familiar Fashion, um desfile de filhos de agricultores familiares, que representaram a juventude rural.
No desfile, 16 jovens, entre 16 e 21 anos, deslizaram pela passarela e mostraram que no campo existe juventude, beleza e moda. O Agro Familiar Fashion foi uma iniciativa da equipe organizadora da feira. A produção e organização dos jovens agricultores foram realizadas por estudantes do curso de Design de Moda da UFG.

Cinco jurados escolheram o casal Agro Familiar Fashion 2008. Os vencedores ganharam brindes, kits e uma viagem para Caldas Novas. “O desfile mostra um pouquinho do jovem do campo e mostra que nós sabemos criar, construir, inovar e que temos a nossa beleza”, declarou Renata Cristina, que, ao lado de Wagner de Assis, formou o casal vencedor do concurso.
Segundo a coordenadora-geral do Agro Centro Oeste e professora da Escola de Agronomia da UFG, Giselle Ottoni, “o Agro Familiar Fashion significou valorização para os agricultores, desafio e aprendizado para os alunos da UFG e inovação para o Agro Centro Oeste".

O casal vencedor do concurso, Renata Cristina e Wagner Assis
Na Expo Agro Familiar, os agricultores familiares comemoravam o movimento. Vários visitantes circularam pelo pavilhão onde a feira estava montada, procurando pelos doces caseiros, artesanatos com vários materiais, pimentas e outros produtos, como os cosméticos naturais da Dona Neusimar. Ela e seu marido, Seu Valdeir, vieram do assentamento São Domingos dos Olhos D’água, no município de Morrinhos, para vender seus shampoos, cremes hidratantes e sabonetes feitos com frutos do cerrado na exposição.
Comprando os cosméticos naturais estava Larissa Leone, estudante, que viu os produtos da Dona Neusimar em uma reportagem sobre o Agro Centro Oeste na televisão e resolveu conferir. Saiu com um shampoo e um hidratante feitos pela própria produtora rural. Ela acha que a vinda da feira para o Parque Agropecuário vai facilitar a vinda de mais pessoas à feira. “Eu participei do evento no ano passado e percebi que esse ano tem mais gente de Goiânia visitando os estandes”, disse a estudante.
Dona Neusimar teve a mesma impressão. “O movimento foi maior que no ano passado”, comparou. Segundo ela, a feira só tende a crescer. “Achei bem organizado, a divulgação foi maior. Com certeza ano que vem aumenta ainda mais”, imagina.

Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Feira
