noticia4732.JPG

Valorização da agricultura familiar marca cerimônia de abertura

In 11/11/08 01:31 .
Autoridades prestigiaram a abertura da nona feira de negócios e tecnologias rurais
Em tom otimista, ocorreu nesta manhã a abertura da IX edição do Agro Centro Oeste, no auditório Augusto Gontijo do Parque Agropecuário de Goiânia. A feira anual de negócios e tecnologias rurais é uma realização da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceira com Sebrae, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), governo do estado e prefeitura de Goiânia, dentre outros parceiros.
 

Como coordenadora geral do evento, a professora da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, Giselle Ottoni, agradeceu toda sua equipe que a acompanhou por cerca de um ano na organização do evento. Gisele destacou as novidades da feira, como a realização da Mostra Gastronômica, a Agro Familiar Fashion e a Expo Agro Familiar. Ressaltou também a utilização da infra-estrutura do Parque Agropecuário com o objetivo de facilitar a interação dos expositores com a sociedade goianiense. Este ano a Agro Centro Oeste será responsável por trazer caravanas de agricultores de cerca de 100 cidades do interior.

 
O secretário de políticas públicas agrícolas da Fetaeg, Divino Goulart, se disse orgulhoso de fazer parte da categoria dos agricultores familiares, responsável por 70% da alimentação da população brasileira. Em seguida, José Mário Schreiner, presidente da Faeg, afirmou que a agricultura familiar vem reforçar a produção agrícola do estado de Goiás.
 
O diretor superintendente do Sebrae, João Bosco Umbelino, declarou que o modelo da agricultura familiar está baseado na sustentabilidade e que, por este motivo, será o setor do agronegócio menos atingido pela atual crise econômica. “Trabalhamos conhecimento e sustentabilidade, uma oportunidade do exercício da cidadania e aproximação dos produtores com a sociedade”, declarou João Umbelino.
 
Preocupado com a política da produção agrícola em contexto mundial, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende afirmou que o momento da feira “não se resume na apresentação da evolução dos produtos, não se reduz na troca de experiências entre pesquisadores e produtores rurais, mas é um momento rico pra a discussão dos problemas da produção de alimentos e do combate à fome.” O prefeito condenou os subsídios agrícolas e as especulações financeiras dos países desenvolvidos.
 
Representando o governador, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pecuária do estado de Goiás, Paulo Martins da Silva, afirmou que a maior importância do evento é proporcionar maior visibilidade aos agricultores familiares e promover a participação da sociedade.
 

Na solenidade de abertura, o vice-reitor Benedito Ferreira Marques, representando o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, afirmou querer fazer justiça a duas pessoas. Relembrou a iniciativa do jornalista Antônio Pereira quando, há nove anos, procurou o então diretor da Escola de Agronomia, professor Edward, com a idéia de realizar um evento como a Agro Centro Oeste. Em seguida parabenizou a professora Gisele Ottoni pela dedicação e trabalho na organização do evento. “Agradeço e desejo sucesso, porque, depois do nono, vem o décimo, até o centésimo Agro Centro Oeste”, finalizou o vice-reitor.

Fonte: Ascom/UFG

Categorie: Agro Centro Oeste