Com o tema “O desfio da produção sustentável de alimentos”, a 9ª edição do Agro Centro Oeste começou nesta quarta-feira, dia 22, no Parque Agropecuário de Goiânia. A feira pretende receber mais de 30 mil pessoas até o próximo domingo, dia 25. Nos cinco dias do evento, o Agro Centro Oeste oferecerá aos visitantes palestras, minicursos e oficinas, além de estandes com produtos da agricultura familiar. (Clique aqui para saber como foi a cerimônia de abertura do evento).
Várias atividades foram oferecidas já na primeira tarde do Agro Centro Oeste. Os quatro auditórios montados para o evento abrigaram oficinas como as de Arranjos Florais e os minicursos de Cultivo e Manipulação de Plantas medicinais e o da Cadeia Produtiva da Mandioca, além da palestra “Compra e Doação Simultânea”, que abordou o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal.
As agricultoras Maria Augusta de Queiroz e Lázara Luzia da Costa, da caravana de Itapuranga, aguardavam o início da palestra sobre o PAA, programa de aquisição de alimentos do Governo Federal que compra produtos diretamente dos agricultores familiares, sem a exigência de licitação. “Viemos a convite da nossa cooperativa, que já trabalha com esse programa, para contar nossa experiência”, disse Maria Augusta. Segundo a palestrante, Ana Lúcia de Fátima Fernandes, coordenadora do setor de desenvolvimento empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), “esse encontro foi pensado para a troca de experiências e para promover o programa entre os agricultores. Nossa intenção é que o PAA vire uma política pública, para não ser descontinuado na próxima mudança de governo”, argumentou.

Oficinas enfocam a reciclagem
No pavilhão reservado à Agência Nacional do Meio Ambiente – Goiânia (AMMA) foram realizadas durante todo o dia oficinas de garrafas pet e de papel. Entre os itens ensinados aos participantes estavam: porta-trecos, brinquedos, pufs e objetos de decoração. De acordo com a coordenadora do projeto de reaproveitamento de resíduos sólidos da AMMA, Maria Maciel, a intenção é reutilizar materiais que seriam depositados no lixo, como folders e jornais desatualizados, garrafas pet e retalhos de pano. Para a confecção de um puf são utilizados, por exemplo, 38 garrafas unidas por fita adesiva e decorada por coloridos fuxicos. Ela declarou ainda que este projeto costuma levar as oficinas à empresas e escolas públicas ou particulares.
Para a oficina de papel, foram ensinadas dobraduras. Segundo o monitor Wendel Ferreira, que aprendeu a atividade sozinho, as dobraduras são diferenciadas em simples, quando é usada uma única folha de papel, e modulares, várias folhas. Wendel declarou que as caixas são a preferência nestas oficinas. “Para confeccionar as dobraduras, o formato do papel deve ser quadrado, mas o curioso é que as caixas quadradas utilizam folhas de papel retangulares” explicou o monitor.

Mostra Goiana de Gastronomia
Uma das novidades do Agro Centro Oeste deste ano é a Mostra Goiana de Gastronomia, que começou nesta quarta-feira, dia 22, e vai ocorrer durante os cinco dias da feira. O coordenador da Mostra Goiana de Gastronomia, Humberto Marra, explicou que o evento é “uma ferramenta de valorização da cultura de qualquer povo e a Mostra veio provar isso”.
Durante o Agro Centro Oeste, vários chefs ministrarão oficinas com pratos de comidas típicas goianas. A oficina “Orgânicos – opção saudável e inteligente” abriu a Mostra. Para mostrar que a opção pelos orgânicos, além de ser mais saudável, possui um sabor especial, o chef Tony Martins fez uma lasanha de abobrinha, acompanhada por uma salada. Para a sobremesa, Shirlei Nunes fez uma receita de doce de banana diet.
A segunda oficina foi “A riqueza do leite em nossa alimentação”, ministrada pela chef Else Peixoto, que trouxe a receita de uma sopa de leite com carne de sol e também fez pupunha gratinada ao creme de leite.
A Mostra Goiana de Gastronomia vai até domingo. Nesta quinta feira, serão ministradas as oficinas “Açafrão, sabor, cor e o aroma do Cerrado” e “Frutos do Cerrado, versatilidade e sabores contemporâneos”. As oficinas começam às 15:30, no Pavilhão da Mostra Goiana de Gastronomia, no Parque Agropecuário de Goiânia.

Quinta-feira
Para o dia 23 estão programados os minicursos de "Produção e aproveitamento de frutos do Cerrado", às 9 horas, no auditório Guariroba, e de "Política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos", às 13 horas, também no auditório Guariroba. Várias palestras estão programadas, como a de "Mercado e tecnologia para agricultura familiar", às 9 horas, no auditório Mangaba; a de "Produção integrada de frutas na agricultura familiar", às 10h30, no auditório Ema; "Financiamento habitacional", às 11 horas, no auditório Pequi; e a de "Hidrolização da cana-de-açúcar", às 17 horas, no Guariroba, entre outras. Amanhã também começa o Seminário da Cadeia Produtiva do Leite, no auditório Augusto Gontijo, às 9 horas. O Agro Centro Oeste está aberto à visitação das 9 às 21 horas e a entrada é franca.