noticia4728.jpg

Seminário discute ações para promoção da saúde

Sur 11/11/08 01:19.
Parceria Brasil-Canadá avalia os resultados do projeto Ações Intersetoriais em Promoção da Saúde (Aips)

O projeto Ações Intersetoriais em Promoção da Saúde (Aips) promoveu, nesta segunda-feira, dia 20, no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), o seminário “Eqüidade e promoção da saúde: perspectivas em ação”. O Aips é uma parceria entre a Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA), a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

 

A parceria tem como objetivo produzir conhecimento e aumentar a capacitação na área de promoção da saúde. Para isso, foram selecionadas seis experiências locais, desenvolvidas em Goiânia (Goiás), Manguinhos (Rio de Janeiro), Recife (Pernambuco), Curitiba (Paraná), Campinas (São Paulo) e Sobral (Ceará). O seminário em Goiânia foi a terceira oficina do projeto. A primeira ocorreu em Curitiba e a segunda em Recife.

 

O vice-reitor da UFG, Benedito Ferreira Marques, o secretário executivo da Abrasco e a coordenadora do Aips local e professora da Faculdade de Odontologia da UFG, Dais Gonçalves Rocha, assinaram o termo de compromisso do projeto. Também estiveram presentes no seminário a chefe de cooperação da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional da Embaixada do Canadá no Brasil, Anne Gaudet, e o diretor do Departamento de Monitoramento e Avalição da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), André Luiz Bonifácio de Carvalho.

 

A primeira conferência teve como tema “Avaliação da efetividade da promoção da eqüidade de gênero e saúde”, ministrada pela coordenadora do grupo de trabalho (GT) Gênero e Saúde da Abrasco, Wilza Vieira Villela. A coordenadora do GT ressaltou a necessidade de consolidar a perspectiva positiva de saúde, que é contrária à idéia de doença. “Ter saúde é ter autonomia, felicidade, liberdade e isso está diretamente ligado à eqüidade, que, por sua vez, está ligada à questão de gênero”, destaca Wilza Vieira.

 

André Luiz Bonifácio de Carvalho ministrou a segunda conferência “Indicadores de avaliação das políticas de promoção da eqüidade em saúde”. O diretor do Departamento de Monitoramento e Avalição da Gestão do SUS apresentou o programa ParticipaSUS e destacou a importância de se desenvolver políticas participativas, com a interação entre gestores, intergestores e colegiado. Para André Luiz, “os gestores precisam debater e avaliar, de forma participativa, os resultados do que está sendo feito em relação à saúde.”.

 

O representante da Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA), Malcolm Skookner, fechou o seminário com a palestra “Do conhecimento à ação: perspectiva canadense e internacional sobre avaliação de eqüidade em saúde”.

 

 

Source: Ascom / UFG

Catégories: Saúde