noticia4675.JPG

Começa o V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG

Sur 10/10/08 01:38.
Autoridades estaduais e da UFG participam da solenidade de abertura e acompanham a conferência de abertura do V Conpeex

A solenidade de abertura do V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG) ocorreu hoje pela manhã, 8 de outubro, no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), com a interpretação do Hino Nacional Brasileiro pela Associação das Mulheres Surdas de Goiás. Em seguida, compôs-se a mesa diretiva, formada pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o vice-reitor da UFG, Benedito Ferreira Marques, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Joel Braga Filho, o deputado federal Pedro Wilson,  o diretor-superintendente do Sebrae-Goiás, João Bosco Umbelino, o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Leonardo Guerra, o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Uni-Evangélica, Francisco Itami Campos, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo.

 

O professor João Teodoro, representante da comissão organizadora do evento, explicou que o Conpeex é fruto de uma articulação entre as seis Pró-reitorias da UFG, patrocinado pela universidade, que contou com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Caixa Econômica Federal (CEF). Com o tema “Conhecimento científico e transformação social”, o congresso destina-se a docentes, discentes e técnicos administrativos, e tem como objetivo dar vazão à produção acadêmica. Esta edição teve 5699 inscrições, 24 apresentações orais e 522 de pôsteres.

 

O diretor superintendente do SEBRAE ressaltou a parceria entre o órgão e instituições como a Fapeg e a UFG: “é um caminho bastante promissor para o futuro”. João Bosco Umbelino afirmou que o Sebrae está comprometido com as atitudes do Conpeex, buscando uma aproximação entre universidade e sociedade. O deputado Pedro Wilson lembrou o marco histórico do dia 5 de outubro, aniversário de 20 anos da Constituição Federal, que estabeleceu o princípio da universidade baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão.

 

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia manifestou-se em nome do governador Alcides Rodrigues, dizendo que o estado tem um papel indutor em relação à academia e às empresas na busca do desenvolvimento. Joel Braga afirmou ainda que tem ciência da importância da pesquisa para o estado, e a Secretaria está comprometida com isso.

 

O reitor da UFG, Edward Madureira, afirmou que o Conpeex chega a sua maturidade nesta 5ª edição. Edward prestou reconhecimento às unidades acadêmicas, que se comprometeram com o evento. O reitor adiantou que, no próximo ano, o congresso estará previsto no calendário acadêmico, inclusive com a dispensa das aulas. Quanto ao tema “Conhecimento científico e transformação social”, Edward Madureira afirmou que a UFG está progredindo muito nessa direção: “Já temos duas empresas graduadas na nossa incubadora e uma incubadora social, com a participação de cooperativas de catadores de lixo. A UFG cada vez mais se envolve com a sociedade”.

 

Conferência de abertura

 

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib, proferiu a conferência de abertura do V Conpeex, sobre o tema “Produção do conhecimento e transformação social: desafios e perspectivas”. Mohamed afirmou que o conhecimento sempre transforma a sociedade, mas que ela deve estar atenta ao tipo de transformação que deseja. O professor falou sobre as leis de propriedade intelectual, o desenvolvimento tecnológico e a exclusão que ele pode gerar, devido à diferença do avanço nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

 

Coro de Câmara da EMAC 

 

Várias apresentações culturais farão parte da programação do V Conpeex. A primeira foi o Coro de Câmara da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, que se apresentou no auditório da unidade, nesta segunda-feira.

 

O Coro é composto por estudantes da UFG, dentre eles, regentes, cantores e compositores, regidos pela professora Joana Azevedo, que há quatro anos é maestrina do grupo.

 

A programação cultural do Conpeex continuará nesta terça-feira, com apresentações dos alunos de teatro da Emac, dos alunos da Faculdade de Educação Física, da Contato Cia de Dança e do Quasar Jovem, a partir das 11h, no pátio da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb).

 

Na quarta-feira, o grupo instrumental da EMAC, a contadora de história Glorinha Fulustreka, o Coral do Centro de Culturas e Tradições de Goiás (CTCG) e o grupo Vida Seca se apresentam também, a partir das onze, no pátio da Facomb.

 

Source: Ascom/UFG

Catégories: Conpeex