
Ismail Xavier discute o cinema no Cine UFG
O professor de cinema da Universidade de São Paulo (USP), Ismail Xavier, esteve no Cine UFG para ministrar a palestra “Cinema: revelação e engano”, nesta terça-feira, dia 16 de setembro. O evento também teve a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa, e do professor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Lisandro Nogueira.
Durante quase duas horas de explanação, Ismail Xavier tentou mostrar ao público que lotava o Cine UFG as duas tendências que, ao longo da história, regeram a crítica do cinema: a primeira com uma postura de elogio (revelação) e a segunda com um olhar de desconfiança (engano). A questão-chave abordada pelo professor da USP foi se o cinema é esclarecimento ou mitificação.
Em resumo, os que aderem à visão do cinema como revelação argumentam que ele permite experiências reveladoras de aspectos da natureza e da sociedade que, no cotidiano, as pessoas nunca experimentariam. O cinema permitiria o acesso a coisas que estão fora da vida, pois ele produz uma captação que não vai ser repetir. Ele ainda amplia, isola e dá ao espectador um olhar móvel à imagem, que permite uma visão privilegiada, sob diversos pontos de vistas.
Já os que defendem o cinema como engano argumentam que as imagens são um recorte e, por isso, podem trazer aparências que não correspondem à realidade. Essa vertente ainda salienta que principalmente os filmes convencionais trazem imagens e narrativas que se tornaram clichês e isso fez com que o cinema perdesse a força que exercia sobre os espectadores.
O professor do curso de Biblioteconomia da UFG, Henrique Araújo, assistiu à palestra e afirmou que eventos como esse são importantes para o conhecimento de novos pontos de vista sobre o cinema.
O estudante do curso de Audiovisual da UEG, Benedito Ferreira, ressaltou que a palestra foi rápida, mas a presença de um especialista no assunto é enriquecedora. “Ele (Ismail Xavier) abordou muitos pontos sobre os quais já escreveu e o debate com o público trouxe uma discussão importante sobre o cinema brasileiro”, lembrou o estudante.
Ismail Xavier terminou a palestra “Cinema: revelação ou engano” com uma dica a quem se interessa pelo assunto: “o bom cinema é aquele que faz pensar”.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Palestra