Goiânia sedia o II Encontro Técnico do Reuni
Começou nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, a II Reunião Técnica do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Reuni), promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela UFG, no Hotel San Marino,
O foco da reunião é “Infra-estrutura para a reestruturação e a expansão das Universidades Federais”, que tem por objetivo a discussão e socialização de experiências bem sucedidas e eficazes na elaboração de programa de necessidades, projetos arquitetônicos e complementares, contratação de serviços, fiscalização, gestão e acompanhamento interno e externo. Composta a mesa diretiva, Maria Ieda Costa Diniz explicou que a idéia inicial da reunião é discutir aspectos que apresentaram algumas dificuldades, para que elas sejam superadas. Maria Ieda ainda ressaltou que há a intenção de elaborar dois produtos finais: um banco de projetos e um Manual de procedimentos e termo de cooperação técnica Insterinstitucional Sesu/MEC e Ifes. “Vai ser intenso”, diagnosticou a diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES.
Segundo o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, limitações existem, mas podem ser superadas quanto mais forem compartilhados os problemas e suas soluções, e aí está a importância da reunião técnica. Ronaldo apresentou um panorama geral sobre o Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Segundo ele, em 2005, o sistema oferecia 115 mil vagas de graduação na modalidade presencial e para 2009, estão previstas 190 mil vagas presenciais, mais 40 mil na modalidade à distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, resumiu: “O Reuni é um programa muito grande, seja pelo resultado ou pelo volume de recursos envolvidos. Por isso são importantes essas reuniões técnicas, devido à troca de experiências, para as universidades terem a capacidade de executar e planejar suas ações. E o MEC tem a obrigação de dar assistência”. De acordo com o secretário, o ministro da Educação Fernando Haddad assegurou que “não faltarão recursos, energia e apoio para atingir as metas do Reuni”.
Depois de fazer uma breve apresentação de Goiânia e da UFG, o reitor Edward Madureira Brasil, afirmou que o Ensino Público Superior está diante de um desafio gigantesco, mas que constitui um momento ímpar na educação brasileira. “Nesse momento precisamos potencializar nossos esforços. A questão das obras, por exemplo, é muito importante. Com soluções inteligentes, a partir dessa reunião, podemos encurtar seu tempo de execução”, almeja Edward.
A reunião continua nesta quinta-feira, 21 e, na sexta-feira, com a programação dividida em dois temas: “Elaboração de projetos arquitetônicos e complementares” e “Contratação de serviços, construção fiscalização e gestão (Planejamento e acompanhamento interno e externo)”.
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Reuni
