noticia4540.jpg

Goiânia sedia o II Encontro Técnico do Reuni

In 22/08/08 06:41 .
A abertura do evento contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e de diversas instituições federais de todo o país

Começou nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, a II Reunião Técnica do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Reuni), promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela UFG, no Hotel San Marino, em Goiânia. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário executivo do MEC José Henrique Paim Fernandes, do secretário de Educação Superior (Sesu) Ronaldo Mota, da diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES Maria Ieda Costa Diniz, do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, além de reitores, pró-reitores e gestores de instituições de todo o país e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU). O evento começou com a apresentação do violonista e compositor Arnaldo Freire e da cantora Isabel Roriz, ambos alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG.

O foco da reunião é “Infra-estrutura para a reestruturação e a expansão das Universidades Federais”, que tem por objetivo a discussão e socialização de experiências bem sucedidas e eficazes na elaboração de programa de necessidades, projetos arquitetônicos e complementares, contratação de serviços, fiscalização, gestão e acompanhamento interno e externo. Composta a mesa diretiva, Maria Ieda Costa Diniz explicou que a idéia inicial da reunião é discutir aspectos que apresentaram algumas dificuldades, para que elas sejam superadas. Maria Ieda ainda ressaltou que há a intenção de elaborar dois produtos finais: um banco de projetos e um Manual de procedimentos e termo de cooperação técnica Insterinstitucional Sesu/MEC e Ifes. “Vai ser intenso”, diagnosticou a diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES.

Segundo o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, limitações existem, mas podem ser superadas quanto mais forem compartilhados os problemas e suas soluções, e aí está a importância da reunião técnica. Ronaldo apresentou um panorama geral sobre o Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Segundo ele, em 2005, o sistema oferecia 115 mil vagas de graduação na modalidade presencial e para 2009, estão previstas 190 mil vagas presenciais, mais 40 mil na modalidade à distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, resumiu: “O Reuni é um programa muito grande, seja pelo resultado ou pelo volume de recursos envolvidos. Por isso são importantes essas reuniões técnicas, devido à troca de experiências, para as universidades terem a capacidade de executar e planejar suas ações. E o MEC tem a obrigação de dar assistência”. De acordo com o secretário, o ministro da Educação Fernando Haddad assegurou que “não faltarão recursos, energia e apoio para atingir as metas do Reuni”.

Depois de fazer uma breve apresentação de Goiânia e da UFG, o reitor Edward Madureira Brasil, afirmou que o Ensino Público Superior está diante de um desafio gigantesco, mas que constitui um momento ímpar na educação brasileira. “Nesse momento precisamos potencializar nossos esforços. A questão das obras, por exemplo, é muito importante. Com soluções inteligentes, a partir dessa reunião, podemos encurtar seu tempo de execução”, almeja Edward.

A reunião continua nesta quinta-feira, 21 e, na sexta-feira, com a programação dividida em dois temas: “Elaboração de projetos arquitetônicos e complementares” e “Contratação de serviços, construção fiscalização e gestão (Planejamento e acompanhamento interno e externo)”.

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorie: Reuni