UFG recebe o projeto _Escritores Brasileiros_
A Universidade Federal de Goiás recebeu hoje, por meio das comemorações de 200 anos do Banco do Brasil, o Projeto “Escritores Brasileiros”, realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. O evento, realizado em parceria com a Faculdade de Letras da UFG, teve início às 9 horas, no Teatro Belkiss, da Escola de Música e Artes Cênicas da universidade. A mesa de abertura contou com a presença do promotor cultural Marcelo Soares de Andrade, idealizador do projeto; da professora Eliana Yunes, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio; da diretora da Faculdade de Letras, Maria Zaira Turchi; da atriz Cássia Kiss e do representante do Banco do Brasil, Lucrênio Vieira Batista.
Durante a abertura, a professora Maria Zaira ressaltou a importância do projeto “Escritores Brasileiros” para a universidade e da parceria com o Banco do Brasil. Marcelo Andrade explicou de onde surgiu o projeto e de que maneira ele é executado. O “Escritores Brasileiros” foi idealizado por Marcelo Andrade na busca de políticas públicas de incentivo à leitura. A idéia é percorrer oito cidades brasileiras em doze meses, homenageando escritores da terra. No caso de Goiânia a homenageada foi a poetisa Cora Coralina.
A professora Eliana Yunes abriu sua participação no evento com reflexões sobre literatura durante a palestra “Por que ler literatura ainda hoje?”. Elogiou a cidade de Goiânia e disse se sentir em casa aqui. Dentre outros assuntos, falou da importância do leitor/receptor diante da escrita e de que maneira trocamos estórias e fragmentos de estórias que nos constituem enquanto ser.
Finalizando a programação da manhã, com muita simpatia, a atriz Cássia Kiss fez a leitura emocionada de diversos poemas de Cora. Dentre eles estavam Minha cidade, Minha infância, Estas mãos, Meu epitáfio e Esta é tua safra.
Para Marcelo Andrade, que atua há 20 anos na área de adaptação e direção de peças literárias, esse é um dos projetos mais completos dos quais participa. O promotor cultural diz que “Escritores Brasileiros” é completo pelo fato de reunir a homenagem a uma pessoa da terra, uma fala mais acadêmica, a leitura de trechos das obras literárias por meio de uma atriz e ainda fechar com oficinas para a comunidade local. Para ele, aí está a maior importância do projeto: o que fica no local. “A Universidade é importante nesse contexto porque é aqui que se consegue deixar mais. Aqui ficam grandes frutos.”
Integram ainda a programação do evento as oficinas: “Leitura literária: provocação ao leitor”, com a professora doutora Eliana Yunes, e “Leitura de poesia: por uma didática da invenção”, com as professoras Ebe Maria de Lima Siqueira, da Universidade Estadual de Goiás
Também faz parte da programação a apresentação “Renato Russo”, com Bruce Gomlevsky, a ser realizada nos dias 15 e
Fonte: Ascom/UFG
