A XV Semana de Filosofia da UFG, que vai até o dia 13 de junho, continua com minicurso, comunicações científicas, mesa-redonda e conferência. A programação inclui dois minicursos, proferidos pelo professor da Universidade de Lisboa Eduardo Pellejero, sobre as “Formas do compromisso no pensamento contemporâneo”, e pelo professor Waldomiro José da Silva Filho, da Universidade Federal da Bahia, sobre “Mente, significado e mundo”.
A tarde será de comunicações científicas, com apresentação de doze trabalhos acadêmicos, oito deles desenvolvidos na UFG, um na Universidade de Campinas (Unicamp), um na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e outro na Universidade Batista Brasileira (FBB), unidade de Salvador.
“A atualidade do pensamento de Hannah Arendt” será o tema da mesa-redonda das 16:15h, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, coordenada pelo professor da UFG Adriano Correia. O evento faz uma homenagem especial aos 50 anos de A condição humana, de Hannah Arendt, e para essa mesa, trouxe Carmelita Brito de Freitas Felício, da Universidade Católica de Goiás (UCG) para falar sobre Ação e resistência em Hannah Arendt, Fábio Abreu dos Passos, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para falar sobre Consumo e ausência de pensamento e Newton Gomes Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), expondo sobre “O ser da política e a política do ser: o confronto entre Arendt e Heidegger”.
Na seqüência, O problema do mal em Hannah Arendt será o tema da conferência das 20h, no auditório da Faculdade de Enfermagem, no câmpus I da UFG, proferida por Nadia Souki, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais.
Mais informações e programação completa no site www.fchf.ufg.br/filosofia.