noticia4265.jpg

HC promove Campanha de Controle da Infecção Hospitalar

In 17/05/08 09:34 .
A campanha teve início na sexta-feira, no Teatro Asklépios da Faculdade de Medicina, com a solenidade de lançamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Hospitalar e Microbiologia.

A Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital das Clínicas da UFG iniciou na última sexta-feira, dia 16, uma Campanha de Controle da Infecção Hospitalar. O objetivo é mobilizar pacientes, visitantes do hospital, estudantes e profissionais de saúde sobre a importância do assunto. A iniciativa faz referência ao Dia Nacional de Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar, comemorado na quinta-feira.

A solenidade ocorreu no Teatro Asklépios da Faculdade de Medicina, com o lançamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Hospitalar e Microbiologia. Sob a coordenação da infectologista Adriana Oliveira Guilarde, o núcleo será composto por professores e acadêmicos da UFG que pretendem desenvolver pesquisas nessa área. Na mesma ocasião, também será lançado o Manual do Acadêmico para a Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar.

A chefe da CCIH do HC, infectologista Marta Antunes de Souza, diz que o intuito da campanha é divulgar a importância da adoção de medidas de proteção individual e coletiva no ambiente hospitalar como forma de prevenir a infecção hospitalar.

De acordo com Marta, as medidas devem ser adotadas pelos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e estudantes que fazem estágio no HC, bem como por visitantes dos pacientes, pois estas pessoas estão em contato direto com os pacientes. Ela ressalta que as infecções hospitalares podem ser adquiridas não somente por pacientes, que estão mais suscetíveis, mas também por visitantes e funcionários do hospital.

Medidas de prevenção – Com base em orientações da Anvisa/MS - Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, a CCIH recomenda aos profissionais que mantenham os cabelos presos e as unhas naturais e sempre curtas; utilizem calçados fechados e impermeáveis; façam a higienização das mãos antes e após o contato com o paciente; e evitem o uso do celular. Às mulheres, recomenda-se também que evitem o uso de adornos, como pulseiras, anéis, brincos longos e relógios.

Para divulgação, a CCIH elaborou um material informativo com as condutas básicas a serem adotadas no ambiente hospitalar, que será distribuído aos profissionais do HC.

Fonte: Ascom/HC

Categorie: Saúde