O 32º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), a ser realizado entre os dias 27 e 31 de outubro em Caxambu, Minas Gerais, recebe inscrições de propostas de trabalho até o dia 21 de abril.
O professor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Mello, coordena, em parceria com a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) o Grupo de Trabalho (GT) "Conjugalidades, Parentalidades e Amor no Brasil Contemporâneo", e convida os pesquisadores da área a enviarem seus estudos para o evento.
Esse grupo traz estudos sobre família, gênero e amor, já tradicionais nas Ciências Sociais brasileiras. Nele observa-se o deslocamento dos estudos sobre mulher para estudos de gênero, a ampliação do que é reconhecido socialmente como família e por onde tem crescido o interesse relativo ao amor. Segundo a ementa do grupo, nos últimos anos, especialmente as investigações sobre amor, parentalidade e conjugalidade, incorporaram novos elementos ao campo de reflexão, como as discussões sobre separações, recasamentos, modos de vida não conjugal ou homoparentalidade, o que tem iluminado outros debates
A Anpocs é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, para aglutinar e representar centros de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam no campo das Ciências Sociais. Com uma participação inicial de 14 centros e/ou programas, conta hoje com a filiação de 83 instituições que têm na Sociologia, na Antropologia e na Ciência Política seu campo de atuação.